Top 11 músicas em defesa do meio ambiente, de Iron Maiden a Pearl Jam

Entre avisos e cenários apocalípticos, grandes nomes do rock já abordaram o assunto na discografia

Rock e metal sempre foram estilos com manifestações políticas, fossem por liberdade, algum estilo de vida ou crenças partidárias. Muitas pautas que ganham a devida evidência apenas nos últimos anos já eram ouvidas nas composições antes de chegar ao debate mais amplo na mídia, como no caso do racismo.

A defesa do meio ambiente e da sustentabilidade é uma temática de urgência crescente na sociedade atual e também sempre foi recorrente nas composições do rock e metal, muitas vezes mais de uma vez na discografia da mesma banda, com críticas ferrenhas à ganância humana ante a destruição do nosso planeta.

Nesse TOP 11, o Wikimetal selecionou algumas das melhores músicas sobre o tema para promover uma reflexão sobre nossos hábitos e a importância de escutar, de uma vez por todas, as vozes que se levantam (e cantam) pela proteção da vida na Terra.

11. Gojira – “Amazonia”

A banda de death metal tem a questão ecológica e da vida humana como um dos temas centrais da discografia do grupo. Em “Amazonia”, parte do álbum Fortitude, protesta contra a destruição da Floresta Amazônica e defende a demarcação de terras indígenas.

A música se torna ainda mais importante com o recente reconhecimento dos indígenas como principais e melhores guardiões das florestas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

10. Nuclear Assault – “Critical Mass”

Fundada em 1984, a banda de trash metal teve uma abordagem política sobre diversos temas desde o começo, com o meio ambiente sempre presentes nas letras. No álbum Handle With Care, de 1989, maior sucesso comercial do grupo, o aviso para a sociedade já começa na capa: o planeta Terra aparece com o aviso que dá nome ao projeto (Manuseie com cuidado, em português).

Em “Critical Mass”, o peso extremo da sonoridade ganha ainda mais intensidade com a letra objetiva. “Resíduos tóxicos destroem os mares / Enquanto o gás venenoso polui o ar / Um desperdício de vida, enquanto ninguém se importa / A terra se torna uma tumba gigante / Massa crítica será alcançada / E as ruínas serão tudo o que restará”.

09. Pearl Jam – “Do the Evolution”

Parte do álbum Yield, de 1998, “Do the Evolution” aborda a destruição do planeta Terra do ponto de vista da presunção do homem. Na letra, Eddie Vedder se apresenta como esse ser humano pequeno, limitado e, por vezes, patético, mas ignorante da própria condição e irresponsabilidade.

“Sou avançado, sou um homem / primeiro mamífero a usar calças (…) / Essa terra é minha, essa terra é livre / Faço o que quero, mas irresponsavelmente / Isso é evolução, baby”, ironiza a letra.

Pôster do YouTube

08. Slash feat. Myles Kennedy and The Conspirators – “Beneath The Savage Sun”

Você consegue imaginar um mundo sem elefantes? A questão impactou Slash e Myles Kennedy, que escreveram “Beneath The Savage Sun” para o álbum World on Fire, de 2015, a partir do ponto de vista de um animal que teve toda a família assassinada pelos caçadores e promete vingança por ter perdido tudo em nome do comércio de marfim. Naquele ano, o vocalista também tatuou dois elefantes no peito.

07. Sepultura – “Guardians of Earth”

Em “Guardians of Earth”, o Sepultura faz um poderoso apelo pela proteção das florestas e dos povos indígenas. Lançada em contexto de pandemia, a faixa ganhou um clipe contundente, com o contraste entre os registros deslumbrantes da vida na mata e a tristeza do desmatamento. O impacto do COVID-19 para esses povos também foi lembrado na mensagem final do vídeo: “Para aqueles que invadem nossa terra, cortam nossa floresta, espalham a doença, destroem nosso mundo (…) Pelas nossas crianças e pelas suas crianças, lute pelo planeta terra”.

06. Black Sabbath – “Children of the Sea”

Em 1980, o Black Sabbath lançou o álbum Heaven and Hell. Com Dio como vocalista da banda na época, a faixa “Children of the Sea” fala sobre ecologia de uma forma poética, como a reflexão de anjos caídos que finalmente percebem a própria desgraça e ruína.

“Toda vez que tentei escrever sobre algo que achei que poderia mudar a atitude das pessoas, nunca fez muita diferença, eles não entendem”, lamentou Dio em entrevista ao canal Toaztedem 2006. “Muito tempo atrás, escrevi minha primeira música com Black Sabbath, chamada ‘Children of the Sea’, que é sobre ecologia e como tentamos correr antes de aprender a andar, fazemos as coisas rápido demais. Vamos aproveitar o que temos e, se tivermos calma, talvez esse planeta não exploda (…), mas ninguém escutou”.

Pôster do YouTube

05. Atreyu – “Stop! Before It’s Too Late And We’ve Destroyed It All”

Com um título que já resume bem a mensagem do grupo (“Pare! Antes que seja tarde demais e tenhamos destruído tudo”, em português), a faixa do Atreyu prevê um triste fim para a raça humana, com um legado de morte e devastação, a menos que algo seja profundamente transformado em nosso comportamento coletivo.

04. Bad Religion – “Modern Day Catastrophists”

Entre tantas músicas fortes do Bad Religionque criticam a ganância humana e a falta de atenção ao mundo, especialmente no álbum Recipe For Hate, de 1993, “Modern Day Catastrophists” tem uma das letras mais objetivas: “Escute os avisos / Verifique todos os seus medos / Existe um mundo aqui fora / Prestes a explodir / E a culpa é de todos nós’.

Pôster do YouTube

03. David Bowie – “Five Years”

Parte importante da fascinante persona Ziggy Stardust era o objetivo inicial de incentivar o planeta Terra a proteger recursos naturais e evitar uma catástrofe completa. Como o alienígena de David Bowie se desviou do caminho ao sucumbir ao rock, “Five Years” narra como o planeta recebeu a notícia do fim dos tempos causado pela destruição da natureza.

02. Disturbed – “Another Way To Die”

Com um clique perturbador que coloca cenas do cotidiano em contraste com a devastação atual do planeta, o Disturbed nos convida a refletir sobre consequências inevitáveis da ação humana e um futuro no qual “a Mãe Natureza mostrará um lado mais obscuro”.

Pôster do YouTube

01. Iron Maiden – “Total Eclipse”

Iron Maiden tem narrativas fantásticas nas letras, mas algumas parecem mais plausíveis que outras. Faixa bônus do clássico álbum The Number of the Beast, a música “Total Eclipse” é uma dessas. Refletindo sobre os rumos da civilização, a banda também prevê a fúria sem precedentes da Natureza contra a humanidade em um cenário apocalíptico, sem o calor solar banhando as criaturas e diante de uma sombra que irá “esmagar a todos como moscas”.

Se muitas bandas da lista podem ser desconsideradas pelo ativismo constante ou por abordar o tema com formações diferentes das consideradas clássicas, essa música do Iron Maiden em um dos álbuns mais conhecidos da banda certamente passa o recado aos que tentam fugir da reflexão.

Fonte: WikiMetal

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera