Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

The New York Times escolhe Lençóis Maranhenses como um dos destinos turísticos de 2023

Parque maranhense aparece em 11º na lista de jornal americano; o outro brasileiro da lista é a cidade de Manaus

O jornal norte-americano The New York Times escolheu 52 destinos para se visitar em 2023 e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) foi um dos representantes brasileiros desta seleta lista. O parque maranhense ficou em 11º lugar. O outro brasileiro que aparece na lista é a cidade de Manaus, em 41º.

Situado no litoral leste maranhense, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um local especial no nordeste brasileiro conhecido por seus extensos campos de dunas brancas entremeados de lagoas cristalinas onde o turista consegue se refrescar após uma caminhada. Com forte influência da Caatinga e Amazônia, além das dunas, o Parque abriga manguezais e restingas.

As lagoas, que são o principal atrativo do Parque, se formam durante o período de chuva, logo, o melhor período para visitas é de maio a setembro. A partir daí, conforme avança o período da estiagem, o nível tende a diminuir.

O acesso ao Parque é feito por meio dos municípios de Barreirinhas e de Santo Amaro, ambos pela rodovia MA-402. As duas cidades possuem infraestrutura de hotéis, bares, restaurantes e diversas agências de viagem que proporcionam passeios dentro e fora do parque aos turistas.

As opções para passeios são diversas, mas a que mais se destaca é o Circuito da Lagoa Azul, o atrativo mais visitado da unidade. Depois de 12km de trilhas nas restingas, o passeio segue pelo campo de dunas em uma trilha de cerca de 2km, onde o visitante poderá desfrutar das lagoas da Preguiça, Esmeralda, Azul e a Lagoa do Peixe, que é a única que se mantém com água durante o ano todo. Este atrativo é o único onde há permissão para acesso em veículo tracionado até os limites da lagoa da Preguiça, mas apenas para visitantes com dificuldade de locomoção e mediante comunicação e obtenção de autorização junto à administração do Parque Nacional.

Cenários de filmes e novelas

Anualmente, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe mais de 100 mil visitas. Em 2021, com a retomada do turismo que estava paralisado devido à situação de emergência em saúde, o número de visitas foi de 280.878. Para efeitos de comparação, foi quase o dobro de 2019, no qual a visitação já atingia a casa de 150 mil.

Além de turistas brasileiros e estrangeiros, que estão ali pelas paisagens únicas dos Lençóis, a unidade também desperta o interesse de artistas audiovisuais interessados em usar seus cenários. O Parque já foi cenário de diversas novelas de grandes emissoras nacionais e mundiais, além de aparecer em campeões de bilheteria como o filme Vingadores: Guerra Infinita.

Comunicação ICMBio

[email protected]

você pode gostar também