Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Estudos em rede e integrados desenvolvem métodos para fazer pesquisas ecológicas de longa duração, aproveitar a biodiversidade amazônica e capacitar as pessoas

De 28 a 30 de junho, o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam) e o Programa de Pesquisas em Biodiversidade – Amazônia Ocidental (PPBio AmOc), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), promovem o V Simpósio Cenbam e PPBio Amazônia Ocidental, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG-ECO), no campus III do Instituto, em Manaus. 

Segundo o coordenador do Cenbam e do PPBio AmOC, o pesquisador do Inpa William Magnusson, no evento serão apresentados resultados sobre estudos integrados da Biodiversidade Amazônica. “A reunião do PPBio-Cenbam terá apresentações de alguns resultados, mas o objetivo principal é de reunir as pessoas da Amazônia trabalhando com a biodiversidade para planejar os próximos passos e procurar financiamentos para os projetos mais urgentes”, destaca o coordenador. 

O Cenbam e o PPBio AmOc coordenam uma rede de instituições em dez núcleos regionais, localizados nos estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas (Manaus, Humaitá, Tefé e São Gabriel da Cachoeira), Mato Grosso, Roraima, Rondônia e na cidade de Santarém no Pará. 

“O PPBio e o Cenbam servem para juntar os pesquisadores e pessoas locais da Amazônia em cadeias de produção de conhecimento necessárias para resolver problemas da Amazônia. Muitas vezes isto é feito através de mecanismos informais e outras através de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu”,  frisa  Magnusson. 

Um dos resultados de destaque do Cenbam/PPBio é o desenvolvimento do método RAPELD, baseado no sistema de amostragem adequado às comunidades biológicas e ao mesmo tempo minimizando a variação nos fatores abióticos que afetam essas comunidades. 

O conceito e o uso do método também são socializados com comunidades, por meio de treinamentos visando o conhecimento da biodiversidade local, a inclusão científica e a renda pelo ecoturismo, por exemplo, no caso de atividades de extensão realizadas em comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentavel (RDS) Rio Negro. 

Cenbam

O Cenbam é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Inpa, criado em 2009. O Objetivo é criar e consolidar conhecimentos científicos sobre a biodiversidade amazônica que resultem em informações, produtos ou processos. 

PPBio AmOc

Criado em 2004, o PPBio AmOc desenvolve estudos em áreas temáticas da biodiversidade amazônica e contribui para a descentralização da produção científica sobre a região. Tem atuado em diferentes esferas, da pesquisa à divulgação dos resultados. Contribui em três componentes: coleções biológicas, inventários biológicos e projetos temáticos. 

Além do Inpa, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) participam do PPBio AmOc. 

Inscrições 

O evento é destinado aos pesquisadores, estudantes de graduação, bolsistas integrantes do PPBio e do Cenbam e de projetos associados e pós-graduandos das áreas biologia, de ciências florestais, ciências ambientais e áreas afins. 

Os interessados em participar do evento precisam preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail [email protected]  até o dia 30 de maio. 

Os resumos e banners dos trabalhos, que serão apresentados no evento, são direcionados aos integrantes dos Núcleos Regionais do PPBio AmOc e do Cenbam, devendo também serem enviados até o dia 30 de maio de 2023.

Serviço

O que é: V Simpósio CENBAM e PPBio Amazônia Ocidental

Quando : 28, 29 e 30 de junho 

Onde: Auditório do PPG-ECO (prédio 139), Rua da Lua s/n, Aleixo, Manaus-AM

Da Redação – Inpa | Foto: Albertina Lima /Inpa

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera