Sema e FAS realizam doação de quase 4 toneladas de ração a protetores e cuidadores de animais no AM

Apoio a protetores e cuidadores faz parte da construção da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica

Aproximadamente quatro toneladas de ração começaram a ser entregues, nesta terça-feira (06/04), a 64 protetores e cuidadores de animais do Amazonas. A ação faz parte do Programa Estadual do Bem-Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e é executada com apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio de emenda parlamentar de autoria dos deputados estaduais Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB).

A iniciativa é resultante do edital FAS nº 001/2021, lançado no âmbito do projeto “Apoio à Formulação, Implementação e Execução da Política Estadual do Bem-estar Animal e da Fauna Doméstica”. Para sua execução, a Sema destinou recursos da emenda parlamentar para que a Organização Não Governamental atuasse em parceria com o Estado no desenvolvimento da política pública, conforme explica o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“Esse é um primeiro passo em uma agenda que será cada vez mais fortalecida no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Assessoria de Bem-Estar Animal (Assbea). Estamos, de fato, diante de um movimento da construção de uma política pública muito importante e inédita no Amazonas. É o maior legado que a gente pode deixar, que nasceu de um desenho de uma emenda parlamentar em apoio à implementação de uma política pública do Estado, tendo a FAS fazendo um belíssimo trabalho para tornar viável essa ação que estamos concretizando nesse momento”, disse.

De acordo com a gestora do projeto na FAS, Camila Pires, o objetivo principal da atividade é, além de contribuir com a execução da Política Estadual de Bem-Estar Animal, auxiliar na redução do número de animais abandonados e sem assistência no estado, por meio do apoio a protetores e cuidadores que já desenvolvem ações de proteção da fauna doméstica no Amazonas.

“É importante ressaltar que essa doação serve como um auxílio na alimentação dos animais. Infelizmente, não temos como cobrir toda a alimentação dos animais sob a tutela dos protetores selecionados, mas acreditamos que o acesso a essas rações de qualidade contribuirá para a melhoria das condições de saúde dos cães e gatos envolvidos, refletindo na melhora da qualidade de vida de todos”, destaca.

Foram beneficiados cuidadores e protetores de animais que atuam nos municípios de Manaus, Novo Airão e Manacapuru, bem como em Unidades de Conservação, como a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro e nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista.

Uma das beneficiadas foi a protetora Sheila Liberato, que auxilia na manutenção de 43 animais domésticos em Manaus. “Vai me ajudar muito. Eu gasto, por semana, três sacos de ração de 25 quilos para manter os animais e ajudar outros que continuam em situação de rua, pois muitos estão passando fome. A gente espera que apareçam mais projetos, que seja constante, para que a gente possa continuar o nosso trabalho”, completou.

A entrega das rações, nesta terça (06/04), foi acompanhada pela deputada Joana Darc. Para ela, trata-se de um momento histórico para a agenda de bem-estar animal do estado do Amazonas.

“É a primeira ação de um projeto muito maior que a gente quer fazer aqui no Amazonas. Agradeço ao Governo do Estado, ao governador Wilson Lima, pois não adianta a gente ter uma ideia e sem uma pessoa que compreenda que isso é importante e deve ser executado”, destacou a parlamentar. “Os protetores ainda precisam de muito para poder fazer mais pelos animais, mas o que está acontecendo hoje representa um marco divisor na história do nosso estado, porque, quando isso acontece, é impossível voltar atrás, e o que vai acontecer daqui para frente é algo permanente e grandioso”.

A lista completa de aprovados no processo seletivo de doação de ração para protetores e cuidadores de animais, referente ao edital nº 001/2021, pode ser consultada no link: abre.ai/editalracao.

Novo edital – As inscrições para a segunda edição do processo seletivo para a doação de ração a protetores e cuidadores de cães e gatos já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril, através do link: abre.ai/editalracao2. Os participantes aprovados no primeiro processo seletivo estão automaticamente inscritos neste novo edital.

Sobre o projeto – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente é responsável, desde 2018, pela Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica, que conta com apoio da FAS para sua execução, por meio de emenda parlamentar de autoria dos deputados estaduais Joana Darc e Saullo Vianna.

Além da doação de ração, o projeto tem como objetivos o levantamento do contexto regional do bem-estar animal e da fauna doméstica no Amazonas, o apoio na elaboração da Política Estadual e a implementação de ações práticas desta política pública no estado. A iniciativa resultará, ainda, na aquisição de um “castramóvel”, para promover a castração gratuita de animais domésticos.

FOTO: Jamile Alves/Sema

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera