Sejusc promove ações em comemoração ao Mês da Mulher nesta segunda-feira (08/03)

Secretaria contou com projeto Camarim Móvel, oficina de embelezamento, entre outros

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu, na manhã desta segunda-feira (08/03), ações alusivas à data no Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) Parque 10, zona centro-sul, e no abrigo emergencial temporário voltado à população em situação de rua, zona centro-oeste.

A ação no Sapem Parque 10, promovida por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, contou com o projeto Camarim Móvel e oficina de embelezamento feminino, além de atendimentos psicossociais por meio do Ônibus da Mulher. Durante a abertura do evento, servidoras da Sejusc soltaram balões para comemorar o dia.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, é importante celebrar todas as conquistas obtidas pelas mulheres ao longo das décadas.

“As mulheres têm um papel fundamental na sociedade. Somos mães, trabalhadoras, professoras, profissionais, ocupamos espaços em todas as áreas, na política, no direito. Por isso, não podemos parar de comemorar e tentar conquistar cada vez mais os nossos espaços, pois, se pararmos de reivindicar, aí começaremos a regredir, e isso não pode ocorrer”, afirmou a secretária.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Ana Barroncas, destacou que o intuito do evento foi homenagear as servidoras e usuárias do projeto “Nova Rede Mulher”. “É um dia feliz, não vamos falar sobre violência, vamos exaltar e enaltecer as mulheres. A importância desse evento é fazer essa confraternização entre as mulheres da nossa rede, entre as usuárias do nosso serviço”, disse.

Ainda de acordo com Ana Barroncas, o projeto tem como objetivo ofertar serviços de combate e enfrentamento à violência de gênero, bem como direcionar as vítimas para os canais de denúncia. Os números para contato são: (92) 98449-4422, 98469-9366, 98460-7366, 98436-4761, 98460-6899 e 98483-6488, além do 180 (Central de Atendimento à Mulher).

Doações – Durante o evento, o programa Women in NCR (WIN), da empresa de tecnologia NCR, realizou a doação de 20 kits de higiene que serão destinados às mulheres atendidas pela Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, espaço da Sejusc. A unidade acolhe mulheres que sofrem risco iminente de morte, ameaçadas pelos seus agressores.

Mais festejos – As mulheres em situação de rua, acolhidas no abrigo emergencial temporário montado pelo Governo do Estado, por meio da Sejusc, contaram com um café da manhã especial, além do serviço de esmaltação de unhas, corte de cabelo e palestras. As atividades foram realizadas com apoio das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) Movidos pelo Amor e Nacer, com o projeto Girassol. O psicólogo Alexandre Santos também palestrou com os abrigados sobre a importância do combate ao uso de álcool e outras drogas.

Na tarde desta segunda-feira (08/03), na sede da Sejusc, zona centro-sul, também está prevista a entrega de flores de origami para as servidoras da secretaria. Os produtos artesanais foram feitos pelos adolescentes do sistema socioeducativo do Estado do Amazonas.

FOTO: Raine Luiz/Sejusc

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera