Projeto discute ações estratégicas para minimizar o impacto de incêndios florestais

Foto: Pedro Henrique Pinheiro - Ascom/Ibama

 

Brasília (DF) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou, a Terceira Reunião do Grupo de Peritos em Incêndios Florestais da América Latina e Caribe (GEFF-LAC). O encontro tem o objetivo de conduzir ações estratégicas para minimizar o impacto dos incêndios florestais – que causam grandes perdas ambientais e econômicas – nos países da América Latina e Caribe, no México.

Organizado pela União Europeia (UE), a conferência visa a troca de conhecimentos e melhores práticas na gestão de incêndios florestais, por meio de orientações e apoio de representantes europeus. As ações do grupo são baseadas nas práticas do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) e do Grupo Europeu sobre Incêndios Florestais (EGFF), bem como nas informações harmonizadas fornecidas pelo Global Wildfire Information System (GWIS).

As instituições envolvidas visam, também, elaborar relatórios anuais sobre os incêndios florestais que atingem a América Latina e o México, com base nas atividades e medidas de prevenção das entidades.

Segundo a coordenadora geral do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo/Ibama), Flávia Saltini Leite a iniciativa de facilitar o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas na temática é essencial para fortalecer as estratégias de enfrentamento aos incêndios florestais. “Estamos comprometidos em colaborar com os parceiros e nossos vizinhos para gerar sinergia nas boas iniciativas que nos fortalecem”, afirma.

Nas reuniões anteriores do GEFF LAC – realizadas em dezembro de 2021, em formato online, e em julho de 2022, em Santiago (Chile) –, as equipes colaboraram ativamente na elaboração do primeiro “Relatório anual sobre os impactos dos incêndios florestais na América Latina em 2021” e no “Mapeamento dos sistemas de informação sobre incêndios nos países da América Latina”.

Estiveram presentes na abertura da solenidade o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim; o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez-Rubio; e o embaixador da Organização do Tratado de Cooperação Amazónica, Carlos Lazary.

O evento se estende até esta quarta-feira (30).

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera