Prêmio United Earth Amazônia: escultura alerta para sustentabilidade do planeta

 

O comitê de organização do Prêmio United Earth Amazônia apresentou hoje a imagem da escultura, que será entregue em Manaus, no próximo dia 27 de fevereiro, às melhores iniciativas de ESG (responsabilidade socioambiental e governança corporativa). O prêmio é uma obra de arte e representa um símbolo de conscientização para a preservação do planeta, que deverá conectar cidades, parques, espaços públicos e privados e partilhar com o mundo os princípios que norteiam a organização internacional United Earth, presidida por Marcus Nobel, descendente da família Nobel.

A designer internacional Silvana Borges, gestora responsável pelo desenvolvimento de projetos conceituais nas áreas de arte e design da LCTM Brandbuiders, e o artista plástico Darlan Rosa deram vida a escultura que representa o prêmio “United Earth Amazônia”.

A escultura é uma esfera, confeccionada em aço inoxidável, com seis faces – uma referência aos seis pilares da United Earth, instituição internacional que idealizou o prêmio, em parceria com a LCTM BrandBuilders. Cada face da espera representa o homem de braços estendidos, simbolizando um movimento de proteção aos elementos da natureza: fauna, flora, ar, água, recursos naturais e de toda a humanidade. Suas faces se integram e se entrelaçam em uma única peça, desenvolvida pelo artista plástico brasileiro Darlan Rosa.

“A ideia é que esse prêmio se torne o ícone da sustentabilidade mundial”, diz Silvana Borges. Ela exaltou o trabalho realizado por Darlan Rosa. “Darlan é um artista que consegue criar obras importantes e de grande impacto. Teve a habilidade de transformar algo conceitual em obra de arte a partir do metal, elemento que ele trabalha com maestria”, diz Silvana Borges.

Para Darlan Rosa, a sua intenção é fazer com que as pessoas encontrem mais do que seis pilares ao observar sua obra. “Quero instigar a imaginação e fazer com que o olhar impacte cada um de forma diferente, mas o sentido permaneça o de unificar as pessoas que compartilham dos mesmos princípios da United Earth, baseados na ética e sustentabilidade” ressaltou o artista plástico.

Uma das curiosidades do aço utilizado no símbolo do prêmio é ser de uma liga especial, a mesma em que foi utilizada para construir a cúpula do prédio da Chrysler em Nova York (EUA). Um aço totalmente inoxidável, que brilha à luz do sol.

“É importante salientar também que o aço é um material 100% reciclável e que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade. Nossa preocupação também é utilizar materiais que não poluam o meio ambiente”, afirma Darlan.

Amazônia é vitrine

Segundo Silvana Borges, a escultura é uma obra de arte atemporal, mas neste momento reflete a necessidade de alertar o mundo para as atitudes necessárias para a preservação de nosso planeta. “É mais um legado da família Nobel para a humanidade”, completa Silvana.

Darlan acredita que o momento em que o prêmio está sendo desenvolvido é muito propício a conclamar pela preservação da natureza. “O Brasil está inserido no cenário mundial da preservação do meio ambiente, e a Amazônia é parte fundamental deste cenário. Não há lugar melhor para dar início a este prêmio, que percorrerá outros lugares no mundo, unindo a todos na defesa de uma única causa”, afirma Darlan.

Além do troféu, a escultura será transformada em um monumento de cinco metros de diâmetro, pesando cerca de cinco toneladas, e que será entregue como presente à cidade de Manaus. Ele será instalado na orla da Ponta Negra, em Manaus, iluminada com projetores de LED.

O prêmio

O prêmio United Earth Amazônia tem por objetivo dar visibilidade aos projetos de sustentabilidade da Amazônia, nos segmentos da Arte, Música e iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), com comprovada relevância e efetividade no suporte à sustentabilidade da floresta e seus habitantes.

O prêmio United Earth Amazônia envolve duas instituições: a United Earth e a LCTM BrandBuilders e tem entre os patrocinadores a empresa Tellescom, grupo com ecossistema completo, integrando manufatura, R&D, logística, software, serviços, soluções inovadoras de transformação digital e projetos socioambientais, com apoio do Governo do Estado do Amazonas e da Prefeitura Municipal de Manaus.

A ideia é tornar o Prêmio United Earth Amazonia uma referência, tal qual o Prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta. O lançamento aconteceu em Manaus em outubro do ano passado.

Os criadores do símbolo

Darlan Rosa – Nascido em Minas Gerais, Darlan é reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolve como escultor, pintor, cartunista, educador, e artista multimídia. Vive e trabalha em Brasília. Darlan é o criador do Zé Gotinha, importante símbolo nacional para a campanha de erradicação de pólio, assim como para campanhas internacionais de saúde na África, Suíça e nos Estados Unidos, com a Unicef.

Possui obras em Mato Grosso, Salvador, São Paulo, Goiânia, Fortaleza. Em Brasília, possui 54 obras públicas, a maioria nos centros culturais, no Itamaraty, na Câmara, no Senado, em todos os museus. No exterior, são 34 obras em nove países. Só na França, são mais de 10 obras em museus e galerias consagradas como Cité Internationale Universitaire de Paris, na Fiap – Jean Monnet, em Saint Jean Pied de Portet, e na residência universitária de Pierre Bidart de Bayonne.

Silvana Borges – Designer de interiores com mais de 35 de experiência no mercado, Silvana fez sua especialização em design de interiores no prestigiado Instituto Europeo di Design, em Milão, Itália. Possui também formação universitária em Design de Interiores e cursou artes na Universidade Federal de Minas Gerais. Participou de várias edições de Casa Cor Brasília.Tem seus trabalhos publicados no livro The America’s Top Designers and Architects (USA). Recebeu também o prêmio “Prestige Awards- East Coast USA” por sua atuação no mercado como designer.

Atua também como “marchand” e faz parte do time LCTM Brandbuilders desenvolvendo projetos conceituais nas áreas de Arte e Design. É responsável pela curadoria do prêmio United Earth Award e dos produtos a serem desenvolvidos para solidificar o conceito da marca.

Sobre a LCTM Brandbuilders

A LCTM Brandbuilders é uma consultoria de negócios especializada em celebridades e em identificar e desenvolver oportunidades relacionadas à criação, crescimento e percepção das marcas. tem como fundadores Sérgio Lopes, Sponsor e Gestor de Relacionamento com Stakeholders Globais, Claudio Condé, Gestor de Relacionamento com Celebridades, Alberto Traiger, Gerente Geral de Eventos e Business Affairs, e Maria Creuza Meza, Gestora de Royalties. Juntos comandam um time de 24 executivos, espalhados pelo mundo, nas bases da LCTM em Miami, Manaus, Rio, Roma, Londres, Tokio, Amman, Amsterdam, e Madrid, sendo treze (13) alocados na Criação e Operação do projeto United Earth Amazonia, liderados globalmente por Adriana Pacchiele e representados em Manaus por Rubenson Chaves.

Sobre a United Earth

A United Earth é uma organização internacional que reconhece e promove a liderança ambiental e a excelência humanitária em todo o mundo. É presidida por Marcus Nobel, descendente de Alfred Nobel, e concentra esforços, recursos e programas globais em um desafio sem precedentes: unir os povos e as nações da Terra na construção de nosso futuro coletivo e sustentável. A United Earth é continuação do desejo de Alfred Nobel em reconhecer os atos que promovem o bem-estar para a humanidade. Fundada em 1974 pelo pai do Marcus Nobel, Claes Nobel, um visionário que, por três décadas, superou fronteiras, ideologias e diferenças sociais para reunir pessoas e buscar soluções para preocupações ambientais comuns a todos.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera