ONG brasileira recebe prêmio internacional de Sustentabilidade

Associação Expedicionários da Saúde leva serviços de saúde a indígenas da Amazônia por meio de seu Complexo Hospitalar Móvel

Uma ONG brasileira foi a vencedora do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2023 na categoria Saúde. Os brasileiros e brasileiras premiados fazem parte da Associação Expedicionários da Saúde (EDS), ONG que presta atendimento médico e cirúrgico especializado a povos indígenas geograficamente isoladas na Amazônia por meio de seu Complexo Hospitalar Móvel.

O Complexo Hospitalar Móvel da EDS inclui um Centro Cirúrgico Móvel movido a gerador equipado com salas de cirurgia e aparelhos médicos de última geração. O objetivo dessa tecnologia é chegar às áreas de mais difícil acesso da Amazônia, garantindo a segurança e o conforto dos pacientes e a excelência na qualidade dos serviços prestados pela equipe da ONG.

Ao longo de seis expedições de 2015 a 2022, a organização realizou mais de 1.900 cirurgias que melhoraram a saúde da região, incluindo a melhoria da visão após a cirurgia de catarata.

Em reconhecimento à conquista do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2023, o médico Ricardo Affonso Ferreira, presidente da Associação Expedicionários da Saúde, disse que é uma honra ter o projeto reconhecido internacionalmente. “Sentimo-nos profundamente honrados pelo reconhecimento de nosso trabalho para fornecer cuidados de saúde de alta qualidade aos povos indígenas da Amazônia. Esperamos poder alcançar mais essas pessoas menos favorecidas de forma estruturada e estratégica, ao mesmo tempo em que reduzimos o desmatamento e protegemos a biodiversidade”, conta Ricardo.

O Prêmio

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade destina todos os anos US$ 3 milhões a pequenas e médias empresas (PMEs), organizações sem fins lucrativos (ONGs) e escolas secundárias globais por suas soluções de sustentabilidade, valor que já chegou a mais de 378 milhões de pessoas, em 151 países, até o momento. Entre as categorias premiadas estão Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais.

Para os Prêmios de 2023, foram feitas 4.538 inscrições de 152 países, um recorde e um aumento de 13% em comparação com o ciclo anterior. Os 10 vencedores incluem quatro organizações nas categorias Saúde, Alimentos, Energia e Água e seis Escolas Secundárias Globais – uma por região mundial.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera