Mostra de Cineastas Amazonenses inicia neste sábado no Cineteatro Guarany

Filmes produzidos e dirigidos por amazonenses protagonizam a “Mostra de Cineastas Amazonenses”, que tem início neste sábado (21/01), no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro. O primeiro do ciclo é o cineasta e repórter fotográfico, Jimmy Christyan, que levará oito curtas-metragens para serem exibidos, a partir das 18h30.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a mostra faz parte do projeto Cineclube da SEC com a curadoria de Sérgio Cardoso. Segundo o secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, são iniciativas como a “Mostra de Cineastas Amazonenses” que valorizam os profissionais e seus trabalhos. “A importância desse ciclo, que vai apresentar o trabalho de vários cineastas locais, vai além de gerar visibilidade, é uma maneira de criar uma memória audiovisual sobre a arte e a cultura do nosso estado”, destaca Apolo.

Para Jimmy, a oportunidade gerada aos cineastas amazonenses, pelo Governo do Estado, representa mais um passo na divulgação das produções locais. “O espaço é uma janela muito importante para nós, cineastas, que temos muito trabalho para fazer os filmes e, às vezes, muitos não têm onde exibir e distribuir”, disse Jimmy. “Agradeço a divulgação do nosso trabalho no Cineteatro Guarany”, completa o cineasta.

Para este sábado, Jimmy selecionou oito curtas elaborados tecnicamente na linguagem cinematográfica e que foram produzidos ao longo de sua carreira, iniciada em 2006, quando lançou o curta “Beiradão Urbano”.

Serão exibidos: “Zico, o Jabuti” (2018), “Bodó com Farinha” (2016), “A Santa Casa de Misericórdia” (2019), “Os Reflexus da Cheia” (2021), “Covid” (2021), “O Pulo do Gato” (2022), “Tucandeira” (2019), “Desentupidor” (2022). Cada curta tem duração de 4 a 24 minutos e a classificação é de 14 anos.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera