Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Matrículas 2023: Mais de 44 mil reservas de vagas de novos alunos da rede pública de ensino foram registradas nas primeiras 10h desta sexta-feira

O período para a solicitação de vagas na rede pública de ensino começou à 0h de hoje (20/1) e vai até a segunda-feira (23/01)

Até às 10h desta sexta-feira (20/1), o site Matrículas Amazonas, provido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), contabilizou 44.517 mil solicitações de reserva de vaga de novos alunos da rede pública de ensino, sendo 26.979 da municipal de Manaus, 19.812 da estadual e 726 de Iranduba. Os dados foram obtidos das bases de dados do sistema de matrícula, que atende de forma simultânea o Estado e os municípios de Manaus e Iranduba.

De acordo com o diretor técnico da Prodam, Maurício Mizobe, o sistema chegou a registrar mais de 300 mil conexões por segundos, elevando o processamento inicial. “Esse número significa que estavam sendo realizadas mais de 300 mil ações no site, que vão desde alterações em cadastros até a escolha da escola e mesmo diante desse volume, o site não ficou indisponível. Na primeira hora, tivemos 9.203 reservas realizadas”.

Ainda de acordo com Mizobe, a partir das 1h20min da manhã, foi percebido maior fluidez no acesso ao site, quando chegaram a ser realizadas até 647 reservas por minuto. “A partir das 3h da manhã, quando já haviam sido realizadas 29.572 reservas, percebemos uma retração na demanda do site e a madrugada seguiu sem intercorrências”, afirmou.

A gerente de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo, destacou que o processo de matrículas de novos alunos iniciou nesta sexta-feira (20/01) e segue até a próxima segunda (23/01). Ela enfatizou, ainda, a importância dos pais ou responsáveis ficarem atentos ao prazo de entrega da documentação na unidade de ensino escolhida, para concluir a matrícula.

“O atendimento está disponível pelo site da Matrícula, ou de forma presencial, em qualquer escola da rede estadual. O processo é simples. Após essa reserva efetuada, ele (pai, responsável ou aluno maior de 18 anos) tem até três dias úteis para comparecer à escola onde fez a reserva da vaga e confirmar a matrícula, mediante a apresentação de toda a documentação do mesmo”, ressaltou.

A Gerente de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, chama a atenção para que os pais ou responsáveis fiquem atentos ao preenchimento das informações, a fim de evitar erros cadastrais.

“A maior orientação que temos para os pais é que eles prestem atenção na hora de preencher o cadastro porque às vezes há alguns erros no momento de realizar o procedimento, como confundir o campo para colocar sua data de nascimento com do seu filho. Pedimos que os pais ou responsáveis tenham muita atenção ao fazer todo processo”, solicitou.

Estatísticas

Até às 10h desta sexta-feira, o site de matrículas teve mais de 47.517 acessos, sendo a grande maioria, 92,88% realizadas pela internet. Do total de 19.812 reservas para vagas estaduais, a maioria foi para as escolas de ensino regular (18.207), seguidas dos das de tempo integral (1129) e dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (432). As escolas que mais receberam solicitações de matrículas foram: Escola Estadual Vasco Vasques (346), Escola Estadual Roberto dos Santos (284) e Escola Estadual Gilberto Mestrinho (268).

Em relação às escolas municipais, do total de 26.979 reservas de vagas, a maioria (15.670) foi para alunos que ingressarão na pré-escola. Nessa modalidade de ensino, a maioria das reservas foi para as escolas de ensino regular (26.855), seguidas das escolas de tempo integral (82), dos Centros de Educação Municipal de Jovens e Adultos (42). As escolas que mais receberam solicitações de matrículas foram: Cmei Adelaide Bessa (370), Cmei Antonio Anastacio (316) e Cmei Ailton Roth (311).

Calendário

O período de transferência para as unidades de ensino da rede pública segue até a próxima segunda-feira (23/01).

você pode gostar também