O Acre continua sendo afetado pelas fortes chuvas que têm deixado municípios do estado em situação de emergência. De acordo com boletim divulgado na noite da última sexta-feira (31) pelo governo estadual, 4.312 pessoas estão desabrigadas. Já a Defesa Civil do município aponta um número total muito maior: mais de 14,7 mil moradores estão fora de casa – isso porque tiveram que deixar suas casas por conta da enchente. Mais de 3,2 mil estão desabrigados e 11,5 mil estão desalojados.
O nível do Rio Acre, que corta Rio Branco, transbordou e atingiu a marca de 17,42 metros, ultrapassado o nível máximo de 14 metros. Segundo reportagem do G1, a enchente é a maior dos últimos oito anos e está nas cinco maiores da história. Além da capital, as cheias atingiram os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia, Xapuri, Sena Madureira e Porto Acre.
Para auxiliar a população atingida, o governo local montou uma força-tarefa para resgatar famílias que ficaram ilhadas, entregar alimentos e medicamentos. Funcionários públicos que tiveram suas casas afetadas vão receber antecipação de parte do 13° salário. Parte da população vai receber valores do programa aluguel social.
Saiba mais em: https://ciclovivo.com.br/planeta/crise-climatica/mais-de-14-mil-pessoas-estao-fora-de-casa-no-acre/