O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) recebeu em seu escritório em Belém, uma delegação do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China para discutir a COP30 e a realização de parcerias.
Para Lucimar Souza, diretora de Desenvolvimento Territorial do Ipam, a ocasião estreita os laços institucionais com o país asiático. “A relação Brasil-China é fundamental para nós, brasileiros, tanto em termos comerciais, quanto em assuntos ambientais, principalmente, pelos desafios que a Amazônia e o Cerrado enfrentam. O Ipam esteve recentemente em uma missão na China, na qual assinamos acordos para pesquisa, então é um ótimo momento para expandir parcerias”.
Yang Jun, chefe da delegação chinesa no Brasil e diretor de departamento, valoriza o fortalecimento de conexões entre os dois países. “Estamos muito gratos pela oportunidade deste encontro com o Ipam e esperamos que o relacionamento siga em diante, com novas parcerias em educação ambiental, por exemplo”.
O grupo integra o Centro de Educação Ambiental e Comunicação do Ministério chinês, uma das instâncias responsáveis pela organização do pavilhão da China e pela logística. Na COP29, o espaço foi um dos mais visitados: segundo os organizadores, recebeu mais de 20 mil pessoas em todo o evento.
A COP30 ocorre na capital paraense de 10 a 21 de novembro. Em nota divulgada à imprensa na semana passada, o IPAM enalteceu a realização da conferência na Amazônia.