Idam se reúne com representantes da Frooty Brasil para discutir parceria em prol do desenvolvimento agroflorestal sustentável

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) se reuniram nesta terça-feira (02/03), na sede do órgão, com representantes da companhia de alimentos à base de frutas Frooty Brasil para dialogar sobre a formação de uma parceria com o objetivo de fomentar o desenvolvimento agroflorestal sustentável. Estiveram presentes o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, a gerente de Apoio à Produção Vegetal, Anecilene Buzaglo, e o gerente de Apoio à Produção Não Madeireira, Luiz Rocha.

O diretor-presidente Valdenor Cardoso salientou a importância de uma empresa de grande porte do setor privado procurar uma colaboração com o Idam, a exemplo da parceria que resultou na inauguração de uma agroindústria de castanha-do-Brasil, no município de Tapauá, em 2020.

“A Frooty Brasil é uma empresa que tem responsabilidade social, buscando a expertise do Idam com gestão e produção rural, para organizarmos um programa de desenvolvimento sustentável com produtores até então excluídos deste processo”, delineou.

Durante a reunião, os gerentes detalharam as atividades realizadas pelo Idam junto aos produtores familiares, explicando aos representantes da Frooty o processo de regularização do agricultor e a evolução do cultivo de culturas como as do açaí e do cacau no Amazonas. Também foram definidos os termos e projetos da parceria, como a elaboração de um vídeo para demonstrar boas práticas do cultivo do açaí.

Para Anecilene, a parceria promete fortalecer a cadeia produtiva do açaí. “É uma parceria de grande importância, principalmente para o projeto prioritário do açaí. Através dela, poderemos viabilizar capacitação para públicos que ainda não alcançamos e melhorar tanto o manejo do açaí que é coletado hoje quanto sua qualidade e valor”, disse.

A Frooty Brasil atua em diversos municípios do Amazonas, contribuindo com a cadeia produtiva do açaí no estado e apoiando o Idam em programas de capacitação e ensino de boas práticas de manejo do açaí.

Açaí – Com cerca 4.172 produtores no estado, a produção de açaí se concentra principalmente nos municípios de Benjamin Constant, Carauari, Codajás, Anori, Rio Preto da Eva, Nova Olinda do Norte, Borba, Manicoré, Humaitá, Tapauá e Lábrea. O Idam apoia esses produtores com serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), emissão do Cartão do Produtor Primário e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de programas de capacitação e elaboração de projetos de crédito rural.

FOTO: Divulgação/Idam

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera