Idam e Incra realizam ação para regularização de ocupantes em assentamentos na Vila Rica de Caviana

A atividade aconteceu nas comunidades rurais de Santa Maria e Bom Jesus, e reuniu 35 integrantes da agricultura familiar

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na última terça-feira (10/01), ação com atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Regularização de Ocupantes em Assentamentos da Vila Rica de Caviana (distante 140 quilômetros de Manaus).

Localizado no município de Beruri, a atividade deu início na comunidade Santa Maria, com uma reunião junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, e representantes da Prefeitura de Beruri para ajustar os processos para a Regularização de Ocupantes em Assentamentos da comunidade de Vila Rica de Caviana e firmar acordo de cooperação técnica para capacitar técnicos e produtores rurais.

Em seguida, finalizou na comunidade do Bom Jesus, com entrega de 32 Carteiras do Produtor Primário (CPP) e nove kits de sementes de açaí.

Para o gerente do Idam em Vila Rica de Caviana e técnico agrícola, Jaime Gatenha, as atividades buscam fortalecer o setor primário e levar direitos aos produtores assistidos pela unidade.

Regularização fundiária

A regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme a Lei Federal 13.465/2017 e a Lei Municipal 2.492/2019
Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do Setor Primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no estado do Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório do Idam central funciona no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, ao lado do campo da ULBRA, e o atendimento ao público é realizado na Unidade Local de Manaus, localizada na avenida Torquato Tapajós, Km 17 – Santa Etelvina, próximo a barreira da cidade.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera