Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Idam capacita agricultores para fomentar cultivo do açaí em Barreirinha

Curso de 'boas práticas para o cultivo do açaí' foi ministrado nas comunidades de São Paulo do Açu e em Freguesia do Andirá.

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Local (UnLOC) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de Barreirinha (331 quilômetros distantes da capital), juntamente com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), realizaram o curso de ‘boas práticas para o cultivo de açaí’ nas comunidades São Paulo do Açu e em Freguesia do Andirá, zona rural do município localizado no baixo Amazonas. A capacitação contou com a presença de 50 agricultores da região e tem como objetivo o fortalecimento do açaí cultivado, na zona rural do município localizado na região do baixo rio Amazonas.

Durante a ação integrada, foram entregues três mil mudas de açaí (1.500 em cada comunidade) aos produtores. O objetivo da entrega, realizada nos dias 12 e 13 de janeiro, é plantar ¼ de hectare da cultura neste inverno, como explica o engenheiro agrônomo e gerente da unidade, Rafael Koide.

“Entregamos ao todo 3 mil mudas de açaí, sendo 1.500 mudas em cada comunidade. E agora, com o acompanhamento técnico, esses produtores poderão plantar neste inverno o equivalente a ¼ de hectare de açaí. Esse é o incentivo do estado, para junto com o município implementarmos essa cadeia produtiva”, disse Rafael, para, em seguida, revelar ‘os planos’ para 2023. “Estamos planejando o plantio de 80 hectares só com açaí para 2023. Temos o apoio da comunidade e dos produtores e muito em breve, teremos o açaí como uma das principais cadeias do município”, concluiu.

Produtores de maracujá, pimenta de cheiro, melancia, cheiro verde, jerimum e agora açaí, o casal Eulania Paixão e Genesis Silva Brito, moradores da comunidade de São Paulo do Açú, elogiaram a capacitação recebida pelo Idam.

“Me sinto abençoada por poder participar dessa capacitação. Aprender a fazer corretamente o plantio que antes era feito de qualquer jeito é muito bom. Aprendi muito e agradeço o Idam e a Sempa pelo apoio que tem nos repassado para termos mais conhecimentos de como trabalhar. E espero poder participar de mais capacitações como essa, pois tenho um sonho um dia poder fazer até uma faculdade”, ressaltou Eulania Paixão.

 Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do Setor Primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no estado do Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório do Idam central funciona no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, ao lado do campo da ULBRA, e o atendimento ao público é realizado na Unidade Local de Manaus, localizada na avenida Torquato Tapajós, Km 17 – Santa Etelvina, próximo a barreira da cidade.

você pode gostar também