Idam acompanha entrega de 3 toneladas de alimentos ao PAA em Tabatinga

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) acompanhou, na última semana, a entrega de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação foi realizada em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Ao todo, o programa recebeu a produção agrícola de 11 produtores da comunidade indígena Umariaçu, totalizando mais de 3 toneladas de produtos como banana, macaxeira, abacaxi, tucumã e coentro.

De acordo com a gerente da unidade local do Idam em Tabatinga, Tainah Bruna Teixeira de Souza, 26 produtores estão cadastrados no PAA deste ano. Em 2019, eram apenas cinco produtores.

“A nossa gerência buscar resgatar a valorização dos agricultores familiares de Tabatinga, através das políticas públicas como o PAA, Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, disse Tainah.

Os 11 participantes desta semana contribuíram com 1,8 toneladas de banana, 301 quilos de macaxeira, 1 tonelada de abacaxi, 9 quilos de coentro e 125 dúzias de tucumã. Aqueles que ainda não entregaram sua produção deverão entregá-la nesta semana, quando se espera a participação de mais 15 produtores.

Programa – O PAA é uma ação que beneficia tanto o pequeno produtor rural quanto as famílias mais carentes. Cada participante do programa recebe um pagamento de R$ 6,5 mil por sua produção, enquanto que o alimento recolhido é distribuído a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

No município de Tabatinga, os alimentos também foram distribuídos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e à Casa de Apoio ao Indígena.

FOTO: Divulgação/Idam

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera