Idam acompanha entrega ao Programa de Aquisição de Alimentos, em Careiro da Várzea

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) acompanhou a entrega de alimentos ao programa Mesa Brasil, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), na última semana. A entrega corresponde à produção de 22 agricultores da Comunidade do Divino Espírito Santo, localizada no Baixo Curari, que ao longo deste mês já entregaram cerca de 40 toneladas de produtos agrícolas ao PAA.

A remessa inclui produtos como couve, feijão de metro, jambu, pepino, abóbora cabocla, abobrinha e cebolinha. Segundo a gerente da unidade local do Idam em Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, os produtores que participaram da entrega são membros da Associação Comunitária de Produtores da Região do Baixo Curari (ACPROBAC).

“A localidade apresenta uma grande área produtiva de hortaliças. Apenas da ACPROBAC, são mais de 60 hectares de área plantada e em franca produção”, comentou a gerente.

Ainda conforme Alcelene, as entregas estão sendo realizadas com a lancha cedida aos produtores da comunidade, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), para suprir a falta de um meio de transporte para o escoamento da produção.

“Muitas vezes a produção era perdida por falta de transporte, ou então atravessadores acabavam ficando com todo o lucro da produção”, disse.

Em Careiro da Várzea, as entregas do PAA estão sendo realizadas semanalmente, às quartas-feiras. Cerca de 120 produtores rurais do município estão inscritos nesta edição do programa.

PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra especial da agricultura familiar com doação simultânea, é realizado através do termo de adesão entre o Ministério da Cidadania e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estado de Produção Rural (Sepror).

FOTO: Divulgação/Idam

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera