Após um ano de implementação do Teste de Ácido Nucleico (NAT) para detecção precoce de malária no sangue de doadores, a Fundação Hemoam recebe, nesta quinta-feira (18/04), uma equipe do Ministério da Saúde, para avaliar os resultados e desempenho da nova tecnologia.
O Hemoam foi o primeiro da região Norte a realizar o exame em todas as bolsas de sangue coletadas dos doadores. A inclusão do teste NAT Plus para Malária foi uma demanda do Hemoam junto ao Ministério da Saúde, para o aumento da segurança transfusional no estado do Amazonas, por se tratar de área endêmica para malária.
No primeiro ano de implantação, o Hemoam já identificou 14 casos positivos da doença no sangue de doadores assintomáticos. Dos 14 casos identificados, seis são de doadores de sangue de Manaus, dois de Tefé, três de Roraima e três de Rondônia. Ao todo, mais de 115 mil doadores foram testados no NAT nesse primeiro ano de implantação.
Durante a visita estarão presentes o Coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados, Fabiano Romanholo Ferreira, além de técnicos da Bio-Manguinhos/Fiocruz.