Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Governo lança edital para aquisição subsidiada de embalagens e caixas para criação de abelhas sem ferrão

Produtores rurais, associações e cooperativas da capital e do interior podem participar do edital de credenciamento, por meio da ADS.

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), lançou, na terça-feira (24/01), o edital de credenciamento para os interessados em adquirir, por meio de doação onerosa, embalagens e caixas de madeira para criação de abelhas melipona (sem ferrão). Produtores rurais, associações e cooperativas da capital e do interior podem participar do certame, que disponibiliza quase 170 mil materiais, incluindo itens inéditos este ano.

Visando beneficiar os produtores que precisam, diariamente, carregar seus alimentos, o Governo do Amazonas subsidia em até 90% a aquisição dos produtos, como saco de ráfia, saco giro inglês, sacos de polipropileno e caixa de papelão. As embalagens preservam a qualidade das hortaliças e frutas, mantendo a aparência, textura, sabor, valor nutritivo e segurança alimentar, além de reduzir o índice de perdas pós-colheita.

Pela primeira vez, a ADS incluiu no Edital de Credenciamento de Doação Onerosa as caixas de madeira para criação de abelhas sem ferrão, que devem ser confeccionadas especificamente para este fim, facilitando o manejo correto da espécie e a coleta do mel. Com o material adequado, é possível otimizar o processo.

Segundo a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Michelle Bessa, o objetivo é atender as necessidades dos agricultores familiares e apicultores do Amazonas.

“São mil caixas de abelhas e mais de 168 mil embalagens disponíveis. Essa é uma oportunidade para que os produtores e apicultores adquiram os materiais com mais qualidade e com valores muito abaixo do mercado. Com o edital de credenciamento aberto, o Governo do Amazonas fomenta o setor e garante, ainda, a geração de emprego e renda”, salientou.

Especificações técnicas 

Estão disponíveis dois tamanhos de caixas de abelha (26 cm x 26 cm e 20 cm x 20 cm). Ambas são compostas pelos seguintes compartimentos: tampa, melgueira, sobreninho, ninho e lixeira. As especificações são as recomendadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), referência em pesquisa com abelhas regionais. Cada produtor credenciado terá uma quantidade limite, por trimestre, de dez unidades de cada tamanho.

O chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS, Edson Lunieri, reforça o prazo para apresentação dos documentos dos interessados. “O edital tem duração limitada de 12 meses, vai de 24/01/2023 com término em 24/01/2024 ou até o final do estoque dos produtos”, disse.

 Documentação

Os produtores rurais, para se habilitarem, deverão apresentar os seguintes documentos: cópias da cédula de identidade (RG ou Carteira Nacional de Habilitação) e do CPF (autenticada e/ou conferida com o original por servidores da ADS e/ou IDAM nos Municípios do interior do Estado do Amazonas); cópia do Cartão de Produtor Primário, entre outros listados no edital, disponível em http://www.ads.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/AVISO-DE-CREDENCIAMENTO.pdf.

Na capital, a documentação exigida no edital deverá ser entregue na sede da ADS, situada na avenida Carlos Drummond de Andrade, n.º 1.460, conjunto Atílio Andreazza, Bloco G – 1º andar, Japiim, zona sul. O horário de funcionamento é das 08h às 12h e das 13h às 17h (de segunda a quinta-feira) e, das 8h às 15h (às sextas-feiras).

Nos demais municípios, a entrega poderá ser realizada nas unidades locais do Idam, no horário estipulado pelo órgão.

você pode gostar também