Governo do Amazonas apoia pesquisa para potencializar cadeia produtiva do cará-roxo

O desenvolvimento de uma cadeia produtiva para valorizar e estimular a produção regional do cará-roxo amazônico, agregando valor a uma economia circular com potencial bioeconômico, é a base de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas. A iniciativa tem como público-alvo os consumidores de produtos de panificação com e sem glúten.

O estudo, intitulado “Aprimoramento da cadeia produtiva da farinha do cará-roxo: desenvolvimento de produtos de alto valor agregado”, recebe fomento por meio do Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário Amazonense (Prospam), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – Edital nº 008/2021.

A pesquisa está sendo desenvolvida em Manaus e no município de Iranduba (distante 27 quilômetros da capital), em etapas que vão do campo ao consumidor final. Os produtos gerados (farinhas, amidos e fibras) serão analisados quanto ao seu potencial tecnológico e nutricional, visando agregar valor para o desenvolvimento de produtos alimentícios com potencial bioeconômico, para uso por empresas de panificação da região.

O coordenador do estudo, doutor em Biotecnologia e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carlos Victor Lamarão Pereira, destaca pontos importantes que podem resultar da pesquisa. Do ponto de vista econômico, por exemplo, o estudo permitirá verificar e orientar novas formas de agregar valor para a cadeia produtiva e, assim, possibilitar aos produtores ter mais renda.

“No aspecto social, as comunidades envolvidas passarão a ter mais renda extra, diminuindo as problemáticas envolvendo as questões de insegurança alimentar. Já do ponto de vista ambiental, sua importância está na geração de menor quantidade de resíduos e maior aproveitamento da matéria-prima”, completa o coordenador.

Expansão

Com a pesquisa, espera-se expandir o conhecimento científico e tecnológico acerca dos tubérculos amazônicos, como a mandioca, batatas mairá e ariá, carás roxão, roxo e branco de espinho, quanto à produtividade, rendimento no processamento, condições de armazenamento, etapas de processamento e potenciais usos como ingredientes

Além disso, o estudo pretende aumentar a visibilidade dos tubérculos e raízes para os benefícios gerados num sistema de cadeia produtiva circular, tanto para os setores público quanto para o privado.

Impactos

Entre os impactos esperados com a pesquisa estão: o tecnológico, econômico, social, fiscal e ambiental. No aspecto tecnológico, espera-se desenvolver produtos com excelentes características tecnológicas e sensoriais, e com maior poder nutritivo.

Economicamente, o estudo prevê o fortalecimento da cadeia produtiva do cará-roxo no Amazonas, inserindo-o como nova matriz econômica do estado. Já no campo fiscal, é esperado impacto positivo na economia dos municípios e do Estado por meio de recolhimento de tributos sobre os produtos comercializados.

Sobre o Prospam

O Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário Amazonense (Prospam) é um edital inédito da Fapeam com o objetivo de selecionar propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do setor primário do estado do Amazonas, visando à produção sustentável e adequada à realidade regional

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera