Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Explorando a diversidade de frutos ofertados pela Amazônia brasileira, a nutricionista, chef de cozinha, pesquisadora e presidente do Instituto Laurinda Amazônia, Jane Glebia conduz no próximo sábado (25), às 12h30, a vivência Frutíferas da Amazônia: Cores, Aromas e Sabores, no Sesc Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

A atividade é fruto de uma longa parceria entre a chef ribeirinha e a Unidade, que também resultou – durante o isolamento social – na websérie de seis episódios “Cultura Amazônica”, destacando a vida da comunidade quilombola e ribeirinha da Vila de Mangabeira, na Amazônia paraense.

frutíferas Amazônia
A proposta da atividade é explorar, por meio dos sentidos, a riqueza e a diversidade das frutas amazônicas. Foto: Sesc Santo Amaro | Divulgação

A proposta da atividade é explorar, por meio dos sentidos, a riqueza e a diversidade das frutas amazônicas colhidas in loco durante o período de abundância e respeitando a sazonalidade, ocorridos em fevereiro. Curiosidades, histórias, hábitos culturais e a culinária regional são alguns eixos abordados durante o mergulho nestes sabores, talvez um tanto desconhecidos.

Experenciar a textura do biribá, uma exótica e nutritiva fruta nativa; o fresco sabor da castanha-do-pará recém-colhida e a doçura da polpa do cacau; o perfume do cumaru, a baunilha amazônica; a diversidade de cores e formatos das frutas nativas bacuri, tucumã, uxi, inajá, taperebá, murici, bacaba, açaí, pupunha e outros, são os passaportes para esta viagem ao interior da Floresta Amazônica, neste momento em que defender as riquezas nativas brasileiras torna-se essencial.

 

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera