Festival Amazonas de Ópera inicia apresentação de recitais gratuitos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, deu início às apresentações gratuitas de recitais dentro da programação do Festival Amazonas de Ópera (FAO). Com elenco 100% de artistas amazonenses, apresentações ocorrem no palco do Teatro da Instalação.

A série de apresentações gratuitas traz três recitais com diferentes propostas artísticas, entre elas música napolitana, canções em língua inglesa e música brasileira modernista.

A estreia foi dedicada à canção francesa (Chanson), inglesa e americana (Songs). Com o título de “Recital Bradesco I – Chansons & Art Songs”, o destaque da apresentação vai para as compositoras Nadia Boulanger e Florence Price.

Ao piano, o maestro Hilo Carriel acompanha Dhijana Nobre, Samanta Costa e Luiz Carlos Lopes, todos integrantes do Coral do Amazonas.

“Eu estou muito feliz de estar aqui no palco de um festival tão importante que ficou dois anos afastado do seu público e agora retorna de forma presencial, e hoje é uma alegria para mim estar dividindo o palco com amigos e colegas de trabalho. Todos os integrantes dessa apresentação são membros do Coral do Amazonas, são amazonenses, do pianista aos cantores, são grandes talentos aqui da nossa terra, então a oportunidade de protagonizar um evento do início ao fim, inteiramente feito por amazonenses, é uma ocasião muito especial”, ressaltou o maestro Hilo Carriel.

Para o compositor e estudante de canto, Walderlan Ortiz, de 32 anos, recitais são, além de um prazer pessoal, um aprendizado.

“Para mim, é uma coisa maravilhosa, não só como pessoa, mas também como artista, porque eu sou compositor. Na verdade, eu vim com meu professor de canto, uma coisa muito maravilhosa prestigiar um espetáculo desse, e é a primeira vez que eu venho ao Teatro da Instalação, e está sendo uma experiência gratificante, que vou levar pro resto da minha vida. Muito feliz de estar aqui”, disse.

Programação

O “Recital Bradesco II – O caminho do Modernismo na Canção Brasileira” teve o repertório elaborado pelo barítono Homero Velho, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O concerto alterna peças solos do maestro Marcelo de Jesus ao piano e canções de cada compositor.

A apresentação também é gratuita e acontece neste domingo (08/05), às 19h, no Teatro da Instalação.

Já a Itália sobe ao palco do Teatro da Instalação, no dia 14 de maio, às 19h. O “Recital Bradesco III – Canções Napolitanas” é a última apresentação no FAO e se dedica à música popular da cidade de Nápoles (Itália) e de regiões vizinhas.

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera