Escolas estaduais das zonas norte e centro-oeste se destacam com maior número de aprovados no vestibular da UEA

Os novos universitários estão entre os mais de 1,1 mil egressos do ano letivo de 2022, aprovados no vestibular da instituição

Divulgado na última semana, o vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) consagrou a conquista de centenas de estudantes da rede estadual de ensino na admissão ao Ensino Superior. Em Manaus, duas unidades de ensino, tornaram-se destaques e contabilizam, juntas, mais de 40 aprovações no Sistema Ingresso Seriado (SIS) e Macro.

Na zona norte, a Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela, que integra a Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE-7), garantiu 21 ingressos ao Ensino Superior, três deles no curso de Medicina. O gestor da unidade de ensino, Alcino Alves, conta como o planejamento escolar busca focar em ações que assegurem resultados como este.

“Aqui na escola, além de incentivar a inscrição dos estudantes nas provas de vestibular, como PSC, SIS, ENEM e Macro, nós realizamos um cursinho pré-vestibular aos sábados com aqueles alunos que demonstram interesse em alcançar o espaço das universidades”, explicou Alcino.

A coordenadora da CDE-7, Mirian Verdes, explicou que a escola está situada em uma área considerada “vermelha” e de alta vulnerabilidade. “A Dulcinéia (a escola) é a nossa referência. Tudo isso é reflexo do planejamento dos nossos profissionais da educação que entendem a particularidade desta região e se dedicam, diariamente, para levar um ensino de qualidade aos estudantes”, completou Mirian.

Zona centro-oeste

Na zona centro-oeste, a Escola Estadual de Tempo Integral Petrônio Portela é a segunda unidade de ensino que mais aprovou candidatos ao Ensino Superior. Foram 20 jovens que, a partir do 08 de maio, iniciarão uma nova etapa na vida escolar, agora no Ensino Superior, nos cursos de Engenharia Civil, Turismo, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Produção Pesqueira, Meteorologia, Administração, Licenciatura em Matemática, Química e Geografia.

A estudante Mayara Pantoja, de 18 anos, está entre os 1,1 mil estudantes da rede estadual aprovados no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) 2023. A jovem irá fazer o curso de Turismo e contou, entusiasmada, como a unidade de ensino dela contribuiu para a aprovação.

“A escola proporcionou uma ampla preparação para a gente, trouxe vários professores de cursinho, e os professores do Petrônio Portela são excelentes, agregam bastante conhecimento em nossas vidas.”, explica Mayara.

Inspiração

Aos 17 anos, o estudante Jhony Henrique da Silva, também egresso da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Petrônio Portela, foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática e comentou que sempre sonhou em lecionar e se inspirou nos professores dele na hora de decidir qual curso iria escolher.

“Eu sempre tive afinidade com números e, há muito tempo, penso em me tornar professor, porque gosto muito de ensinar, e graças aos professores daqui, da escola, que me inspiraram, percebo que esse é o início de uma trajetória muito importante”, finalizou o estudante.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera