Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Em 2022 Ipaam aumentou em 23% o quantitativo de análises do Cadastro Ambiental Rural no Amazonas

Os recursos captados foram investidos em análises com ênfase em 7 municípios do Sul do estado

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a partir do trabalho realizado pela Gerência de Controle Agropecuário (Gecap), alavancou em 23% o quantitativo de análises na base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) em 2022. Os recursos são provenientes do Projeto Paisagens Sustentáveis (Conservação Internacional) e foram investidos com ênfase em sete municípios do sul do Amazonas. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Além disso, o Ipaam já está em processo de contratação de serviços de pessoa jurídica para viabilizar a demanda da análise de 15 mil CARs para este ano de 2023, com destaque em imóveis com excedente de vegetação nativa aptos para receberem pelos serviços ambientais na proporção R$ 400,00/ha/ano (valor sujeito a revisão). Isso acontecerá por meio do Projeto Floresta + Amazônia, desempenhado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o Diretor-Presidente do IPAAM, Juliano Valente, a regularização de propriedades rurais é importante para “separar o joio do trigo”. “O CAR permite que o controle ambiental seja realizado de forma eficaz e efetiva, permitindo, ainda, que proprietários de terras comprometidos com o meio ambiente sejam separados daqueles que intencionam apenas a exploração não sustentável dos recursos disponíveis na natureza”, afirma Valente.

Segundo dados apresentados no IX Encontro Nacional do Cadastro Ambiental Rural, realizado em dezembro de 2022, em Brasília, o Amazonas está entre os cinco estados que mais analisam o CAR no país, atrás apenas do Espírito Santo, São Paulo, Pará, Mato Grosso e Acre. Os demais estados apresentam índices muito abaixo dos relacionados e alguns sequer fazem essa análise.

O objetivo do Ipaam é aumentar ainda mais o número de análises de Cadastros e, dessa forma, continuar como referência em 2023.

você pode gostar também