A ekuia Amazônia food lab, empresa criada para apoiar o ganho de escala de cadeias socioprodutivas da Amazônia, recebeu recentemente o investimento de 2 milhões de reais da DIGIBOARD. O aporte, que aconteceu via Programa Prioritário da Bioeconomia (PPBio), será coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) com o apoio da incubadora tecnológica WIT da FPFTech.
Tendo como missão preservar a sociobiodiversidade por meio do uso sustentável dos recursos amazônicos, fortalecendo a bioeconomia e apoiando a conservação da floresta, a startup traz para a região pesquisa e desenvolvimento, estratégia de mercado e uma abordagem de economia criativa. Entre os objetivos da empresa, está a transformação de frutas, peixes e nutrientes em ativos propícios para a indústria alimentícia e que atendam às necessidades do mercado e a valorização dos insumos disponíveis, gerando mais renda, e promovendo a manutenção das propriedades intelectuais locais e tecnologias sociais da floresta, preservando o meio ambiente e gerando renda para ribeirinhos e indígenas.
“Diante do cenário climático, estimular a bioeconomia na Amazônia, uma das regiões mais biodiversas do mundo, é primordial para garantir o equilíbrio climático e um futuro sustentável para todos e esse é o contexto em que a iniciativa surgiu, visando acelerar esse ecossistema e ampliar a conexão entre o mercado e a floresta”, afirma Paula Scherer, CEO e fundadora da ekuia Amazônia food lab. O próximo passo é identificar as comunidades e produtos que vão receber o apoio financeiro para desenvolvimento do projeto de impacto socioeconômico e ambiental.
A ekuia Amazônia food lab é um dos projetos desenvolvidos pela Ateha, desenvolvedora de negócios pelo clima que oferece recursos intelectuais e financeiros, ecossistema de acesso, captação de investimento e uma rede de apoio aos empreendedores e empresas interessadas em atuar na solução de desafios climáticos através de modelos de negócio.
Sobre a Ateha
Fundada em 2021, a Ateha foi criada para apoiar empreendedores com negócios de impacto para as mudanças climáticas, ajudando-os a tornar seus negócios possíveis e escaláveis, gerando retorno financeiro. A climatech desenvolve negócios em três eixos: educação, desenvolvimento territorial e água & sistemas alimentares. A startup busca auxiliar empreendedores, fundos de investimento e pessoas visionárias a identificar oportunidades para criar impacto climático. Seu objetivo final é gerar benefícios para a sociedade e o planeta através de negócios que sustentem a vida humana na Terra.