Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Combate à Malária: Amazonas avança nas ações para eliminação da doença no estado

FVS-RCP vem realizando estratégias para fortalecer enfrentamento

O combate à malária no Amazonas segue sendo prioridade da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A fundação vem realizando estratégias estaduais para controle, visando eliminação da doença no estado.

Entre as ações está o desenvolvimento do Plano Nacional de Eliminação da Malária em âmbito estadual. Nesta segunda-feira (23/01), a FVS-RCP apresentou o desenvolvimento das diretrizes, metas e objetivos da estratégia aos gestores municipais de saúde e de saúde indígena do estado em evento virtual.

Participaram da videoconferência a equipe do Grupo de Trabalho de Malária, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus.

O avanço do combate à malária se baseia em ações integradas, melhorias na oferta de diagnóstico e tratamento precoce, ações de controle vetorial, como borrifação residual intradomiciliar e instalação de mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração.

Eliminação da malária

O Plano Nacional de Eliminação da Malária faz parte da Estratégia Técnica Global apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil é signatário desta estratégia desde então e no mesmo ano ratifica o compromisso com o Lançamento do Plano de Eliminação da Malária por P. Falciparum.

O Ministério da Saúde lançou, em 2022, o “Elimina Malária Brasil: Plano Nacional de Eliminação da Malária”, que define objetivos e estratégias propostas de eliminação da malária no Brasil até 2035. O Amazonas assinou a carta de compromisso de eliminação da doença, onde deverá ser alcançado zero malária autóctone no estado.

você pode gostar também