Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Centros de Convivência Miranda Leão e 31 de Março inovam com programação para jovens e idosos em Colônia de Férias

As atividades contaram com gincana entre os envelhecentes e idoso e jogos de futsal e voleibol entre os jovens.

Inovar é palavra de honra quando se trata de promover Colônia de Férias para crianças, jovens e idosos nesse início de ano nos Centros Estaduais de Convivência da Família, situados em várias zonas da capital amazonense.  Esses aparelhos públicos são mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), voltados às famílias em vulnerabilidade.

Na manhã desta quarta-feira (11/01) o CECF Miranda Leão, bairro Alvorada, zona centro-oeste, promoveu uma gincana com os envelhecentes e idosos, que tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades na arte da dança. No CECF 31 de Março, bairro do Japiim, zona sul, a bola da vez foram os jovens que participaram de jogos de futsal e voleibol.

O professor de Educação Física, Márcio Oliveira, integrante do Projeto Mais Vida, no 31 de Março, comandou a equipe formada por mais de 30 jovens e adolescentes da comunidade que estão aproveitando as férias escolares para participar de esportes coletivos como futsal e voleibol. “A comunidade está interagindo positivamente, com os pais trazendo os filhos para as atividades da Colônia de Férias, que inclui também circuitos com brincadeiras populares antigas como amarelinha, corrida de sacos, bambolê e outras”, mencionou.

O estudante Cauã Martins, 15 anos, está aproveitando as férias escolares para se dedicar ao esporte, principalmente futsal na quadra do CECF 31 de Março “Levo a sério o futebol, porque pretendo ser um jogador”, disse, informando que vai cursar o primeiro ano do ensino médio no colégio Estadual Professora Ondina de Paula Ribeiro, no Japiim.

De acordo com a assessora do CECF 31 de Março, Monize Oliveira, o período da tarde foi destinado aos grupos de convivência que também estão participando de atividades esportivas, danças e outras de estímulo à memória.

Gincana de dança

Os envelhecentes e idosos da Colônia de Férias do Miranda Leão tiveram uma manhã de ‘revivamento da infância’, participando de brincadeiras e uma gincana de dança com a presença de jurados. Os idosos fizeram suas performances na dança, conjunta e separadas, recebendo aplausos dos presentes. “Atividades com músicas levantam a autoestima desse público, daí o fato de optarmos por inovar a Colônia de Férias deste ano com uma programação voltada aos idosos”, disse a diretora Lysli Feitosa.

Segundo a executiva, a proposta do projeto é proporcionar a esse público prática de atividades recreativas e esportivas com foco na qualidade de vida. “Queremos promover a socialização dessas pessoas e levá-las a reviverem momentos de brincadeiras”, frisou.

Sonderly Frões, 64 anos, uma das vencedoras da competição, garante estar tendo uma semana de boas recordações no centro. “Somos bem acolhidas pela equipe do centro, aqui é minha segunda casa”, admitiu.

A idosa Ana Lucia Costa, 73 anos, que reside nas proximidades do Miranda Leão, e participa dos grupos Memória Ativa e Alegra, também elogiou a atuação da equipe que trabalha no centro, destacando ser bem acolhida. “Aqui eu ganho um novo ânimo por conta das amizades conquistadas”, sintetizou.

As ações realizadas nos seis CECFs fazem parte da Colônia de Férias organizada pelo poder público estadual, visando atender os anseios das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade nesse período de férias escolares.

você pode gostar também