MANAUS (AM) – O Boi Bumbá Tira Prosa deu o pontapé inicial na noite de sábado (31/05), para a sua participação na 67ª edição do Festival Folclórico do Amazonas com a apresentação do tema “Amazônia Mãe” e de novos itens.
O evento realizado no reduto do bumbá na comunidade do Emboca, no bairro Santa Luzia, Zona Sul de Manaus, também, celebrou 81 anos do Boi Tira Prosa. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AM), Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação e Cultura (MEC).
“A convite da diretoria do Boi Tira Prosa e como membro representante do Coletivo Deliberativo Iphan – Bois de Manaus, assim como, os representantes do Iphan, MinC e MEC, fomos prestigiar o aniversário de 81 anos do Bumbá e conhecer um pouco de sua história”, comentou Beatriz Calheiro, do Iphan.
O presidente do Boi Tira Prosa, Ronaldo Matos, destacou a importância em preservar a história do Bumbá celebrando 81 anos de tradição e, ressaltou, a participação de representantes do Governo Federal no evento.
“Quero agradecer aos representantes do Iphan, Beatriz Calheiros, do Ministério da Cultura e a representante dos Bois de Manaus, Altelía Ribeiro, que marcaram presença no evento e puderam conhecer um pouco mais da história do Bumbá mais tradicional de Manaus”, disse Ronaldo Matos.

Durante a festa foram apresentados os novos itens do bumbá: Ryan Nogueira (Apresentador), Tayná Souza (Cunhã Poranga) e Mylene Gomes (Porta Estandarte).