Ao lado de autoridades federais, Wilson Lima lança programa de retomada da atividade turística no Amazonas

O governador Wilson Lima lançou, nesta sexta-feira (18/09), o programa “Amazone-se”, para estimular a retomada da atividade turística no estado. Na ocasião, foi anunciada a abertura da Temporada de Pesca Esportiva da Calha do Rio Negro, que gera uma receita estimada de mais de R$ 80 milhões para o Estado, segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

O evento aconteceu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e contou com a presença dos senadores Flávio Bolsonaro e Omar Aziz, dos deputados federais Eduardo Bolsonaro e Silas Câmara, do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, e do secretário nacional de Pesca, Jorge Seif Júnior, além da presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros.

“Desde o dia 1º de junho que o Estado do Amazonas está fazendo um trabalho de retomada das atividades econômicas, e nós estamos abrindo gradualmente. Hoje nós damos mais um passo importante, que é a retomada das atividades turísticas, de forma responsável e seguindo todos os protocolos sanitários. Ontem, os primeiros turistas da pesca esportiva começaram a chegar, e aí a gente vai implementando gradualmente uma série de outras ações”, afirmou o governador, ressaltando a importância da parceria com o Governo Federal.

“Nós estamos recebendo aqui o Flávio Bolsonaro, o Eduardo Bolsonaro, estamos recebendo também o presidente da Embratur, o secretário de Pesca do Governo Federal, todos eles para acompanhar esse momento e demonstrando aqui o alinhamento que o Governo do Estado do Amazonas tem com o Governo Federal, entendendo que a gente precisa olhar para frente e, o mais rápido possível, de forma segura, retomar as atividades econômicas”, pontuou Wilson Lima.

O turismo foi um dos setores mais prejudicados em todo o mundo por conta da pandemia da Covid-19. Segundo a pesquisa “Ambiente de Negócios do Turismo no Amazonas”, realizada pela Amazonastur, 86,32% das empresas do mercado turístico do estado tiveram diminuição de faturamento em razão da pandemia e 86,32% registraram redução do número de clientes.

Diante disso, o Governo do Amazonas começa a adotar medidas para estimular a recuperação do segmento, em parceria com a Embratur e o trade local. Entre as ações estão o ordenamento do setor, apoio ao empresariado e investimentos em promoção do destino Amazonas.

Segundo a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, o estado recebe em média 600 mil turistas ao ano, mas tem potencial para avançar ainda mais no setor. “Nosso desafio enquanto Estado e nação é convencer as pessoas a visitarem o Amazonas, a viverem a experiência mágica de receber um abraço de fartura e de vida existentes aqui, colocando a atividade turística como uma das ferramentas do desenvolvimento econômico e social”, ressaltou Roselene.

Promoção turística – Na cerimônia de hoje, também foi assinado um termo de cessão de imagens (vídeos e fotos) do Amazonas para promoção nacional e internacional pela Embratur. O presidente da Agência destacou os esforços para fomentar o turismo em todo o país.

“Nós temos viajado o mundo divulgando o nosso país, tentando trazer várias oportunidades de geração de emprego e renda, como por exemplo os navios de cruzeiro aqui para o Amazonas. Infelizmente, como todos sabem, vivemos essa pandemia e foi uma tragédia bíblica no meio do turismo. Mas eu não tenho dúvida que o Brasil tem a capacidade de sair melhor do que todos os outros países desse problema”, afirmou Gilson Machado Júnior.

Temporada de pesca – Com a abertura da Temporada de Pesca Esportiva da Calha do Rio Negro, que vai de outubro a fevereiro, a expectativa é que o segmento seja um dos principais impulsionadores do turismo neste momento de retomada no Amazonas.

O estado é o principal destino nacional para a pesca desportiva, atraindo brasileiros e estrangeiros que vêm atrás do “peacock bass”, o tucunaré, a grande estrela da atividade em áreas de rio.

“O Amazonas precisa estar em destaque no coração de quem é ligado à pesca e à aquicultura brasileira, porque as estradas de vocês são rios, a pesca continental acontece aqui, a pesca esportiva acontece aqui. Não tem outro estado, os melhores rios do mundo estão nessa terra abençoada. Então, nós temos que ter um olhar para isso”, disse o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior.

Ele também reafirmou o compromisso do presidente Jair Bolsonaro em manter o programa do seguro-defeso, benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao pescador artesanal durante o período de defeso – paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies.

Entrega de carta – Na solenidade, o governador Wilson Lima formalizou o pedido para que o Governo Federal mantenha diálogo com os Estados Unidos para retirada do Brasil do nível 4 de alerta aos norte-americanos em relação às viagens internacionais. Esse nível recomenda que o americanos evitem qualquer viagem ao exterior que não seja essencial.

FOTO: Arthur Castro e Bruno Zanardo/Secom

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera