Animais silvestres são resgatados em obras na zona Sul de Manaus

Bicho-preguiça resgatado em área do Prosamim+, em Manaus (Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizaram o resgate de 37 animais silvestres, na obra do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que está sendo realizada no trecho entre a alça de retorno da avenida Manaus 2000 e a rua Alberto Carreira, bairro japiim, zona sul.

A ação integra o Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS) do programa, que tem normas definidas para a proteção e preservação da fauna silvestre.

Jacaré resgatado em área do Prosamim+, em Manaus — Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Conforme o Relatório de Resgate e Soltura de Fauna, em 15 dias foram resgatados 16 iguanas, oito cobras (cinco da espécie papa-ovos, duas corais e uma cobra cipó), cinco mucuras, cinco jacarés e três preguiças.

Os animais saudáveis foram soltos em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Os feridos receberam os primeiros socorros da equipe de campo e foram encaminhados, posteriormente, ao veterinário, retornando depois ao habitat natural.

Iguana resgatada em área do Prosamim+, em Manaus — Foto: Divulgação/Construtora Progresso

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, as equipes das construtoras que atuam nas obras são treinadas para fazer o resgate, dar assistência veterinária e destinação adequada aos animais capturados.

“O objetivo do resgate é diminuir a perda de biodiversidade decorrente de causas naturais ou por ação humana”, explica Campêlo.

Cobra resgatada em área do Prosamim+, em Manaus — Foto: Divulgação/Construtora Progresso

Segundo o coordenador, UGPE adota um Sistema de Gestão Socioambiental nas obras. “É uma ferramenta gerencial concebida com intuito de criar procedimentos adequados e padronizar todas as atividades desenvolvidas em obra, em conformidade com a legislação brasileira e as Normas Regulamentadoras (NR), assim como as Políticas de Salvaguardas Ambientais e Sociais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia o programa”, disse.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera