Os últimos relatórios do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) indicam que o rio Negro deverá sofrer, a maior enchente desde o início da medição hidrográfica no estado do Amazonas. As chuvas dos últimos dias elevaram volume de águas nas cabeceiras dos rios, causando preocupação entre os gestores dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
Em Santa Isabel do Rio Negro, município localizado a 800 quilômetros de Manaus, a prefeitura se antecipou ao ciclo da cheia dos rios e deu início ao cadastramento das famílias, que moram em áreas consideradas de risco. A coordenação de Defesa Civil prossegue com os trabalhos de construção de pontes. Caso se confirme a enchente de grandes proporções, a prefeitura montou um ‘Plano de Emergência’ para garantir que os impactos causados pela cheia sejam os menores possíveis.
O prefeito José Ribamar Beleza, que está em Manaus, informou hoje, que conversou com o governador Wilson Lima, sobre, caso seja necessário, “o município receba ajuda oficial do Estado para o fornecimento de mantimentos, remédios e utensílios domésticos para distribuição entre as famílias que possam ser afetadas, não descartando a possibilidade de decretação de Estado de Emergência ou Calamidade Pública nos próximos dias”.
Equipes da Defesa Civil de Santa Isabel do Rio Negro tem monitorado diariamente a elevação do rio Negro, cuja cota registrada na manhã deste sábado (17/04) confirmou uma subida de mais cinco centímetros. O coordenador de Defesa Civil, Ivo de Lima, disse eu todas as equipes estão em alerta máximo para atender em tempo hábil qualquer tipo de emergência que a enchente venha causar.