Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Foto: Exército Brasileiro/Divulgação

O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou na quarta-feira (30/10), a celebração dos 68 anos de fundação, com uma cerimônia que incluiu homenagens e uma formatura alusiva à data. Na ocasião, foi lançado do livro sobre a operação desencadeada nas Terras Indígenas Yanomami (TIY), elaborado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos, reforçando o compromisso do Exército Brasileiro com o apoio às comunidades indígenas e a defesa da região amazônica.

A solenidade oficial ocorreu no quartel-general do CMA, no bairro da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Durante o evento, militares e civis foram agraciados com diplomas e medalhas, em reconhecimento às contribuições prestadas para a instituição e para a defesa da Amazônia.

Responsável pela atuação da Força Terrestre nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, o CMA possui relevância estratégica para o Centro de Operações Terrestres do Exército Brasileiro, em razão de sua localização em uma região com a maior faixa de fronteira do país – nove mil quilômetros – e a proximidade com sete países da América Latina. A criação do Comando remonta ao decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, durante a presidência de Juscelino Kubitscheck, com a sede original em Belém do Pará, sendo transferida para Manaus em 1969.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera