Zoológico do Tropical Hotel encerrará atividades e Ipaam acompanhará destinação dos animais

O Ipaam, que notificou o empreendimento no dia 2 deste mês, acompanhará a destinação dos mais de 200 animais que vivem no local. Foto: Ricardo Oliveira

O zoológico do Tropical Hotel, localizado na zona oeste de Manaus, encerrará as atividades após todos os animais serem destinados, segundo informações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O órgão estadual, que notificou o empreendimento no dia 2 deste mês, acompanhará a destinação dos mais de 200 animais que vivem no local.

Ao todo, são 234 animais que vão ser destinados para outros empreendimentos em Manaus, que estão autorizados a receber, ou para outros estados. A definição de destinar os animais a outros locais foi baseada no pedido do próprio zoológico, após notificação do Ipaam.

De acordo com o gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, o Instituto está aguardando o plano de destinação do Tropical, mas o órgão já está articulando com alguns empreendimentos, licenciados aqui no Estado, que tenham condições de receber estes animais.

“A prioridade é que esses animais permaneçam aqui no Estado, uma vez que esta é a área de distribuição geográfica deles. Não havendo vagas para os mesmos, iremos buscar zoológicos, criadouros e mantenedores em outros estados”, disse.

Garcia explicou ainda que, dos 234 animais que estão no local, a maioria já apresenta destinação para empreendimentos licenciados, tanto pelo Ipaam quanto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e que os animais que continuarem no zoológico, até sua destinação final, ainda receberão a atenção e os cuidados necessários.

O Ipaam tem acompanhado o caso desses animais desde a suspensão das atividades do hotel e esteve monitorando o empreendimento para assegurar a condição de vida das espécies. Durante todas as visitas de monitoramento do órgão, foram constatados que todos estavam sendo alimentados e mantidos adequadamente.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera