Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

-publicidade-B

Wilson Lima assina contrato com o Banco Interamericano para o novo Prosamin+

 

O governador Wilson Lima assinou, na terça-feira (11), um contrato de empréstimo de U$ 80 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que serão destinados ao financiamento do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Também assinaram o contrato os representantes do BID, Morgan Doyle, e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional ( PGFN), Ana Lúcia Gatto. O programa tem contrapartida estadual de outros U$ 34 milhões.

Os recursos vão permitir urbanização, saneamento básico e moradia, impactando diretamente mais de 60 mil pessoas, que moram no trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul.

O novo Prosamin+ abrange obras de requalificação urbanística, que incluem saneamento básico, drenagem urbana, moradia, mobilidade urbana e tratamento de áreas de risco socioambiental numa extensão de 340 mil m² ao longo do Igarapé do 40, entre as zonas sul e leste da capital amazonense. Dessas áreas, cerca de 2.580 imóveis serão desapropriados e as famílias reassentadas.

Na primeira etapa está previsto o reassentamento de 680 famílias – 434 na comunidade da Sharp e 185 na área da Manaus 2000. Esses recursos também irão garantir as obras que já estão em andamento do conjunto habitacional do Prosamin+, na avenida General Rodrigo Otávio, no Japiim, iniciado com recursos da contrapartida do Estado ou que serão reembolsados posteriormente conforme a liberação das parcelas do empréstimo.

você pode gostar também