Sedecti e Ifam discutem projetos de potencialidades regionais para geração de renda no AM

O guaraná é uma alternativa viável para o desenvolvimento do estado? Como potencializar este importante vetor econômico e viabilizar o trabalho de quem o produz? Este é um dos muitos questionamentos nas reuniões que antecedem a realização do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, que será realizado nos dias 20 e 21 de junho, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

O Fórum reunirá todos os segmentos e atores da economia para discutirem a diversificação econômica das vocações do estado, através de workshops, debates, exposições, além da presença de autoridades e especialistas no assunto, dentre eles, profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

“Nós estamos à disposição para continuar contribuindo com o desenvolvimento do Amazonas, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão nesta instituição que já formou centenas de profissionais ao longo de seus 114 anos. Nos orgulhamos de estarmos presentes em projetos, por exemplo, como o Na´kau, que envolve 36 famílias, cumpre sua função social, gera renda, conserva a floresta”, justificou o reitor do Ifam, Jaime Cavalcante Alves.

O projeto a que ele se refere é o chocolate gourmet “Na’kau”, produzido com cacau amazônico selvagem, comprado de produtores de comunidades ribeirinhas agroextrativistas e que nasceu com o objetivo de conservar a floresta amazônica por meio do fornecimento de alimentos éticos e íntegros.

Fórum

A pedido do governador Wilson Lima, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Angelus Figueira, e equipe da secretaria, tem trabalhado para identificar os novos vetores que podem potencializar a matriz do Polo Industrial de Manaus (PIM) e fazerem frente aos desafios pelos quais o setor passa.

“Este governo é desenvolvimentista, reconhece, respeita e precisa da contribuição acadêmica e de todos os atores na discussão de novos vetores que podem alavancar a economia, promover geração de renda e oportunidades no Amazonas, por meio de suas vocações”, defende Figueira.

Participaram da reunião do Ifam, a pró-reitora de Extensão, Maria Francisca, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jucimar Brito, o secretário executivo de Relações Institucionais da Sedecti, Ronaldo Fernandes, e o chefe de gabinete, Diogo Mota.

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera