Seas dá início a quinto curso de formação para supervisores do Programa Criança Feliz no AM

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) deu início nesta segunda-feira (14/09) ao 5º Curso de Formação para Supervisores do Programa Criança Feliz (PCF) no Amazonas. A qualificação acontece no auditório Junot Martins Louzada, na Escola de Ciências da Saúde, na Unidade 1 da Uninorte, na avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus, e vai até a próxima sexta-feira (18/09).

Segundo a coordenadora estadual do PCF, Lilian Gomes, o evento é destinado aos supervisores que atuam nos 59 municípios que aderiram ao programa no estado. Participam ainda os membros do Comitê Gestor Estadual do programa, palestrantes e convidados em turma única. Durante os cinco dias do curso, serão tratados assuntos como: alinhamento dos conceitos à aplicação prática do PCF; instrumentais do PCF; e utilização do sistema e-PCF.

A secretária adjunta da Seas, Andrea Cidade, deu as boas-vindas às participantes do curso, em sua maioria mulheres, e disse que o aprendizado da semana servirá para o fortalecimento da rede de assistência social do Amazonas. A gestora destacou as dificuldades que os municípios têm para chegar à capital, mas ressaltou a importância da participação do interior na formação.

“Tenho certeza de que será uma semana de muitas novidades, muitos conhecimentos e, com certeza, vocês vão voltar para os municípios levando coisas boas, coisas novas, aprendizados, e lá vocês vão atuar com tudo isso. Assim vamos manter o Amazonas em evidência crescendo cada vez mais nesse programa”, disse a secretária Adjunta.

Homenagem – Durante a abertura, foram homenageados pela Coordenação Estadual do PCF municípios pioneiros do programa no estado, entre eles Santo Antônio do Içá, que foi representado pela supervisora Joyce Rodrigues.

“Tenho certeza de que nenhum outro programa tem tanto sucesso como o Criança Feliz dentro dos municípios. Isso não é só pelos técnicos, mas também por todas as famílias que nos abraçam, e porque nós temos profissionais de excelência nos acompanhando e contribuindo para que a gente possa de fato levar às famílias os seus direitos”, disse Joyce.

Programa – O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, em parceria com o Governo do Amazonas. Ele é desenvolvido por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças e envolve ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

As crianças atendidas pelo PCF são da faixa etária de 0 a 3 anos, oriundos do Bolsa Família; de 0 a 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); e gestantes e crianças que estão em medida de proteção, quando são retiradas do lar por conta de maus-tratos e outras razões. Os visitadores acompanham as crianças desde o ventre da mãe, orientando sobre cuidados na gravidez; preparação para a vinda do bebê; e como fazer após o parto.

FOTO: Miguel Almeida

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera