Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Primeira edição do ano do ‘Ciência Com Certeza’ debate o financiamento da pesquisa brasileira

Você sabe de onde vem o dinheiro da pesquisa no Brasil? Este é o fio condutor do primeiro encontro do Ciência Com Certeza de 2021, um projeto de divulgação científica idealizado e mantido por alunos e egressos da Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Ciência com Incerteza – o caminho do dinheiro da pesquisa brasileira” é o tema desta quinta-feira (25), com transmissão às 16h (de Manaus), pelo canal do [email protected] . A equipe do projeto (Flávia Santana, Mariana Tolentino, Alexander Arévalo, Marcelle São Pedro, Gabriel Verçoza e Erick Esteban) vai apresentar como funciona a distribuição de recursos para o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil, pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico e soluções de problemas de uma nação.

Nos últimos anos a área sofre reduções contínuas no orçamento, com impactos negativos no funcionamento dos institutos de pesquisas e universidades. Mas não se restringe apenas as instituições de ensino e pesquisa, os efeitos vão além e chegam à saúde, economia, meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. A vacina para a Covid-19 é um exemplo disso.

De acordo com a equipe do Ciência Com Certeza, a pandemia da Covid-19 trouxe e expôs diversos problemas do país, como a crise sanitária, social, econômica e o negacionismo científico. A situação, por outro lado, despertou a comunidade científica para a importância de dialogar, de se aproximar da sociedade.

“Estudantes de mestrado, doutorado, bolsistas, pesquisadores, professores e médicos ganharam as mídias sociais, onde passaram a explicar o papel da ciência, combater as fake news, incentivar a vacina e defender a necessidade de mais orçamento para a CT&I, mas pra isso precisamos entender por onde esse dinheiro passa”, contou Gabriel Verçoza.

Fonte: Inpa/ banner: Gabriel Verçoza – Ciência Com Certeza

você pode gostar também