Prefeito anuncia convocação de 400 professores e a criação do Programa Auxílio Conectividade

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, lançaram nesta quarta-feira, 10/3, o Programa Auxílio Conectividade e a convocação de 400 novos professores para a rede municipal de ensino, do cadastro reserva do concurso realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2017, com homologação do resultado final em 2018. O evento aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade, no Parque 10, zona Centro-Sul.

Para o prefeito David Almeida, a assinatura da convocação dos professores e do programa Auxílio Conectividade é um momento de muita alegria para a educação de Manaus.

“Essa convocação e o lançamento do programa Conectividade, que enviaremos à Câmara Municipal de Manaus, é de muita alegria para todos nós. Mesmo com todas as dificuldades financeiras que tivemos em janeiro, estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade e na educação, proporcionando o “Auxílio Conectividade”, nesse momento em que o professor precisa muito estar conectado com os alunos. O intuito é disponibilizar a 8 mil professores da Semed que fazem parte do projeto ‘Aula em Casa’, o auxílio de R$ 70, durante dez meses ao ano. O valor será inserido no contracheque dos servidores contemplados”, disse o prefeito.

A princípio, o concurso foi destinado a preencher 400 vagas, sendo nomeados mais de 3 mil candidatos no cadastro de reserva. No total, já foram realizadas 26 convocações, sendo seis em 2020. Desta vez, serão chamados 296 professores da educação infantil, quatro do 1º ao 5º ano, seis de Artes, 30 de Educação Física, três de Ensino Religioso, sete de Geografia, 12 de História, 17 de Língua Inglesa e 25 de Língua Portuguesa.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, destacou que a convocação de 400 educadores não implicará no aumento de despesa da pasta, uma vez que a nomeação se dará em substituição à dispensa de 25 professores temporários, sete demitidos e 56 professores efetivos exonerados (sendo 48 com carga horária de 20h e quatro com carga horária de 40h, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM), em 2020). Também foram concedidas 136 aposentadorias e registrados 21 falecimentos de professores. Além disso, 145 cargas dobradas de educação infantil foram canceladas.

“Essa convocação é para repor vagas que foram abertas na secretaria. Essa quantidade, a princípio, irá suprir as nossas demandas nas 400 vagas disponíveis. A convocação sairá no Diário Oficial, e o setor da Semed responsável entrará em contato com o futuro servidor”, explicou Pauderney.

Com a nova convocação, a Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso social das unidades educacionais distribuídas em todas as zonas da cidade e de atender a demanda de alunos da rede municipal de ensino com qualidade, com todas as turmas com professores.

Auxílio Conectividade

A prefeitura entregou para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei para a criação do Programa Auxílio Conectividade, com objetivo de permitir que o profissional da educação em pleno exercício de suas funções tenha acesso à internet para realizar suas atividades laborais, enquanto as aulas da rede municipal seguirem de forma remota, como medida de prevenção à Covid-19.

Além do benefício aos educadores, a rede municipal de ensino trabalha na compra de dispositivos eletrônicos e numa licitação para trazer uma operadora de telefonia para compra de dados para os alunos que não estão acessando o “Aula em Casa”.

“Esse trabalho está em desenvolvimento pela rede municipal de ensino para atender os alunos que não têm nenhum tipo de internet em casa. Nosso objetivo é fazer uma licitação para que uma operadora telefônica forneça dados que atendam os estudantes. A Semed também está imprimindo um caderno de atividades, que será distribuído para os alunos que não têm conectividade para acompanhar o “Aula em Casa”, disse o secretário de educação.

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera