Operação da PF combate desmatamento e garimpos ilegais em terra indígena

Altamira (PA) – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (7/6) a “Operação Donos da Terra”, de combate ao desmatamento e a garimpos ilegais na Terra Indígena Ituna Itatá, no sudoeste paraense. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

A ação ocorreu em conjunto com Ibama, Funai e Força Nacional, em uma área que faz parte dos municípios de Altamira e Senador José Porfírio.

Foram mobilizados 40 policiais federais em aeronaves, embarcações e viaturas, para coibir crimes ambientais e crimes contra a ordem econômica, que têm penas de até 14 anos de reclusão.

Ituna Itatá foi a terra indígena mais desmatada em 2019, de acordo com monitoramento de satélite feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos quatro primeiros meses de 2020, já foram destruídos mais de 1.300 hectares de floresta nos territórios indígenas, um aumento de quase 60% se comparado ao mesmo período do ano passado. E Ituna-Itatá liderou essa lista com, 397 hectares desmatados, segundo o INPE. Boa parte do desmatamento é resultado da extração de ouro, feita com máquinas pesadas como balsas, dragas, pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas, equipamentos que deixam rastro de destruição.

A operação Donos da Terra faz parte de um conjunto de ações chamado Operação Guardiões do Bioma, criada pelo governo brasileiro para cumprir os acordos internacionais firmados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26).

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera