Mulheres são protagonistas de projeto dedicado à palhaçaria

O protagonismo das mulheres no mundo da palhaçaria volta a entrar em evidência em Manaus com o projeto “Maloc@ – Palhaçaria Feminina”, que será realizado entre os dias 1º e 10 de dezembro, em formato totalmente virtual e gratuito.

A programação conta com oficina, exibição de espetáculos locais e nacionais, além de um seminário internacional com grandes nomes dessa linguagem artística. Mais informações e inscrições pelo link https://bit.ly/malocaAM.

Idealizadora do projeto, a atriz e produtora cultural Ana Oliveira afirma que a palhaçaria feminina vem ganhando e reafirmando cada vez mais o seu espaço.

“Por muito tempo, nossas referências eram masculinas e europeias dentro das artes, principalmente do circo. O ‘Maloc@ – Palhaçaria Feminina’ vem para expandir esses horizontes e fronteiras para um diálogo mais amplo e inclusivo sobre essa arte milenar”, diz.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc. Um dos destaques da programação é o seminário internacional com a participação das artistas Gardi Hutter (Suíça), Darina Robles (México), Peta Lily (UK), Cibele Mateus (Brasil) e Sue Morrison (Canadá).

“Traremos toda a potência de ser mulher palhaça pelo mundo, com palhaças de diferentes pontos do globo, partilhando sua trajetória e pesquisa. Assim, as novas gerações podem conhecer e se inspirar em referências femininas que estão transformando os códigos de humor contemporâneo”, explica Ana Oliveira.

 

Mulheres são protagonistas de projeto dedicado à palhaçaria

ESPETÁCULOS

A agenda de espetáculos começa no dia 1º de dezembro com a apresentação de “O Estupendo Circo di SóLadies” (SP), em que três palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo, cansadas dos desmandos dos patrões. A obra será performada ao vivo pelo Youtube da FitaCrepe Filmes e Artes Cênicas.

De 03 a 05 de dezembro, acontece a Mostra Selma Bustamante, com espetáculos produzidos em Manaus: “Imundo de Sofia”, sobre uma faxineira palhaça que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado; “Interditado”, que traz reflexões a respeito do lixo de forma lúdica e cômica; e “Preciso Falar”, estrelado por uma palhaça negra e resistente. Estas exibições serão pela plataforma Zoom.

OFICINA

O projeto também conta com a oficina “Palhaçaria Online”, ministrada pelas integrantes do grupo Circo di SóLadies (SP), por meio do Zoom. Serão quatro aulas virtuais, entre os dias 06 e 09 de dezembro, das 19h às 21h, que vão proporcionar uma conexão com a palhaça interior de cada participante, a partir de uma pedagogia inspirada em teorias feministas.

No dia 10, as participantes da oficina apresentam, ainda, mais uma edição do “ClownBARÉ”, inspirado nos cabarés circenses. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até o dia 03 de dezembro pelo link https://bit.ly/malocaAM.

SERVIÇO

Espetáculo convidado

01/12, 19h – “O Estupendo Circo di SóLadies” (SP)

Mostra Selma Bustamante

03/12, 15h – “Imundo de Sofia”
04/12, 15h – “Interditado”
05/12, 15h – “Preciso Falar”

Seminário internacional

01/12, 16h – Gardi Hutter (Suíça)
02/12, 16h – Darina Robles Peres (México)
06/12, 16h – Cibele Mateus (Brasil)
07/12, 16h – Sue Morrison (Canadá)
08/12, 16h – Peta Lily (Reino Unido)

Oficina “Palhaçaria Online”

De 06 a 09/12, das 19h às 21h

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera