Mourão prevê redução no desmatamento da Amazônia até o fim de janeiro

Por Mariana Costa / Metrópoles

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), se reuniu na quinta-feira (28/1) com ministros membros do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) para elencar as ações efetivas para a reta final da Operação Verde Brasil 2. Na manhã desta sexta (29/1), afirmou que a expectativa é de o mês de janeiro fechar com uma redução de 70% a 72% nos índices de desmatamento na floresta.

“No segundo semestre do ano passado, nós tivemos uma redução de 17%. Janeiro, nós vamos fechar esse mês com aproximadamente 70%, 72% de redução em relação a janeiro do ano passado. Ou seja, os números começam a ser positivos e a gente começa a mostrar o resultado do nosso trabalho e do nosso esforço”, comemorou.

Mourão falou sobre ações orçamentárias discutidas para intensificar a Operação Verde Brasil 2 e que conta com a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na próxima terça-feira (2/2), para a execução das decisões.

“Vocês têm que lembrar o seguinte: nós estamos vivendo uma situação muito difícil em termos de recursos. Vamos lembrar que, para manter as Forças Armadas operando, você precisa ter recursos fora do orçamento”, destacou o vice-presidente.

Ele citou a discussão da necessidade de prorrogação de auxílio emergencial e de outras medidas para ajudar a economia.

“Então, nós queremos buscar cumprir essa tarefa de reduzir o desmatamento ilegal com os meios existentes. Nós temos condições de fazer isso desde que integrar efetivamente o trabalho de todas as agências civis, que foi o objeto da reunião que nós tivemos ontem”, finalizou.

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera