Manaus sediará ‘Fórum das Cidades Amazônicas’ em setembro

Durante o painel com prefeitos da Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizado em Salvador, na Bahia, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou a realização do Fórum das Cidades Amazônicas, que será realizado na capital amazonense nos próximos dias 5 e 6 de setembro.

O evento vai reunir prefeitos e gestores de cidades da Amazônia brasileira, representantes da academia e de instituições parceiras e convidadas, além da sociedade civil para debater sobre temas relativos à cooperação regional, desenvolvimento humano e economia em um contexto de sustentabilidade na região.

Com o acontecimento de um evento desse porte na Amazônia, às vésperas da COP-25, a proposta é a construção de um Manifesto Amazônico que discuta os caminhos do desenvolvimento sustentável na região, integrando as partes interessadas em nível nacional e internacional, por meio de um mecanismo mais forte de coordenação.

Prefeito de Manaus, Arthur Neto, durante a coletiva com a imprensa

 

Virgílio sugeriu aos prefeitos uma audiência com o presidente da república, para que ele ouça os governantes locais sobre o tema. “Ele precisa ouvir advertências, ele foi eleito democraticamente e precisa ouvir aplausos e críticas. Tenho impressão que precisamos de uma atitude proativa em relação a isso, sempre aberto, sem temor de dizer o que nós devemos fazer”, finalizou.

Sobre a ‘Semana do Clima’

 A Semana do Clima reuniu autoridades governamentais de cidades do Brasil e América Latina e Caribe, além de representantes de 93 países para proporcionar um espaço comum de discussões, alinhamentos e posicionamento político. O objetivo foi fortalecer o engajamento regional de cidades com cidades e de cidades com governos de seus próprios países, antes da COP25.

Participantes da Semana do Clima da América Latina e Caribe, em Salvador

 

Além de Arthur, também participaram do evento Antônio Carlos Magalhães Neto, prefeito de Salvador, Jonas Donizette, prefeito de Campinas, Bruno Covas, prefeito de São Paulo, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, prefeito de Curitiba, Lisa Morris-Julian, Prefeita de Arima, cidade de Trindade e Tobago e Geraldo Júlio de Recife.

 

Informações: Secom – Fotos: Alex Pazuello

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera