Idam realiza curso de capacitação para o cultivo da banana em Codajás

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Codajás iniciou, na terça-feira (22/09), o curso Boas Práticas Agrícolas para o Cultivo da Banana, que deve beneficiar cerca de 40 produtores rurais do município, situado a 240 quilômetros de Manaus. O curso faz parte do Projeto Prioritário da Cadeia Produtiva da Banana e acontece até a sexta-feira (25/09).

O curso em Codajás será ministrado pelo técnico agrícola do Idam, Nelildo Ribeiro Secundino, e terá o apoio do engenheiro agrônomo, também do instituto, Selmo Andrade. “O objetivo é capacitar os produtores familiares nas boas práticas do manejo da cultura da banana”, afirmou a gerente da unidade local do Idam em Codajás, Valderline de Souza Tomé.

Segundo Valderline, por meio de aulas práticas e teóricas, o curso pretende instruir os agricultores sobre o plantio, colheita, calagem e adubação, bem como orientações de segurança no trabalho e controle de pragas. “Esperamos que essas orientações motivem os agricultores a realizar o cultivo da banana com maior segurança e qualidade, possibilitando uma melhoria de preço tanto no município quanto na capital”, acrescentou.

O Projeto Prioritário da Cadeia Produtiva da Banana do Idam tem a meta de ampliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural aos produtores de banana em 11 municípios. Atualmente, a banana é um dos produtos agrícolas mais consumidos no estado, com um consumo per capita estimado de 60 quilos ao ano. Codajás se destaca neste contexto como um importante produtor de banana, com uma produção que abastece Manaus e o mercado local e produtores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O cultivo da banana é amplamente praticado em Codajás, sendo feito pela maior parte dos agricultores da região. Em 2019, de acordo com dados do Idam, o município teve uma safra de 112 mil cachos, com 200 hectares de área plantada, com um total de 290 produtores de banana.

FOTO: Divulgação/Idam

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera