Idam atua com produtores em Matupi para fomentar desenvolvimento agroambiental sustentável

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal sustentável do Estado do Amazonas (Idam) conduziu no último domingo (06/12) uma visita técnica aos produtores da Associação dos Produtores Amigos de Santo Antônio do Matupi (Apasam), no município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), atendendo à solicitação do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) na vistoria das propriedades.

Segundo o gerente da unidade local do Idam, Paulo César, a visita teve o objetivo de avaliar o perfil dos agricultores que serão contemplados com equipamentos na formação de silagem para a nutrição de matrizes Girolando. A ação é o resultado de um projeto da Apasam em conjunto com o FPS para proporcionar uma maior produção de leite, aumentando o rendimento de pastagem, sem necessitar de uma nova abertura da floresta.

“O leite terá um aumento de 25% por meio do sistema de forrageiras em silo, em que o produtor faz a colheita de toda a parte de capineira e da pastagem que será cortada para o armazenamento em sacas ou com cobertura de lona, sem a presença de oxigênio, e sendo mantida por seis meses”, explicou Paulo.

Mecanização – Além da visita, os trabalhos de mecanização estão impulsionando o avanço da produção rural em Matupi, em especial no plantio de milho.

“A mecanização está sendo feita com a patrulha do Idam nos plantios de sócios que estão ambientalmente corretos. O objetivo é a valorização do agricultor familiar, diminuindo o custo de produção, aumentando sua renda e com isso evitando que o produtor avance na floresta para produzir mais e com qualidade”, concluiu Paulo.

FOTO: Divulgação/Idam

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera