ICMBio investe R$ 70 milhões em veículos para combate ao fogo em parques nacionais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançou no início da semana licitação para investir cerca de R$ 70 milhões na aquisição de 50 caminhões e 50 tratores de combate e prevenção aos incêndios florestais em parques nacionais e outras unidades de conservação federais por todo o Brasil.

Os caminhões, com capacidade de 7 mil litros, serão equipados com tração 4×4, mangotes laterais e bomba extra para operar mata adentro, com possibilidade de extensão da mangueira, e ainda contarão com esguicho-canhão para ataque rápido desde a beira da estrada. Os tratores, com implementos especializados, ajudarão também na realização de aceiros e limpeza de folhas e galhas em ações de prevenção.

Ao todo, o investimento vai beneficiar cerca de 100 unidades de conservação em todo o País. A medida faz parte de um pacote de logística operacional e modernização que será implementado pelo ICMBio ao longo do ano, para otimizar as ações das brigadas em campo em diversos biomas do País.

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera