Fórum das Águas promove live com coordenador do projeto Atlas ODS Amazonas

O Fórum das Águas, coletivo de entidades, movimentos sociais, lideranças comunitárias e demais interessados na defesa da vida e na preservação da água na Amazônia, promove, nesta quinta-feira (28.05.20), conversa virtual com o coordenador do projeto Atlas ODS Amazonas, Henrique Pereira, com o tema “Covid-19: a pandemia e seus padrões de difusão e progressão no Amazonas”.

A live será transmitida pelo facebook do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (@SaresSJ), entidade membro, e pela página do próprio Fórum das Águas (@forumdasaguasam), também no facebook. A atividade será mediada pelo professor Waldemir José, que integra o Fórum e realizará a triagem de perguntas.

O objetivo é aproximar a informação científica sobre o novo coronavírus da população de forma geral e por meio das lideranças representativas de movimentos e comunidades que integram o Fórum das Águas. O monitoramento dos indicadores da pandemia no Amazonas e os estudos transdiciplinares que vêm sendo realizados pelo projeto serão apresentados de forma contextualizada. Por meio desses dados é possível entender os padrões de difusão e progressão da pandemia nos municípios amazonenses.

“Desde o início da pandemia nosso projeto voltou suas atenções para o monitoramento da doença no Amazonas. Originalmente, é um projeto que monitora os indicadores dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos municípios do Amazonas. Na ocasião, vou apresentar o trabalho desenvolvido até aqui que resultou também na plataforma interativa, passível de consulta por todos”, afirma o professor Henrique Pereira.

Sobre o palestrante

Henrique Pereira possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992) e doutorado em Ecologia pela The Pennsylvania State University (1999). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, onde atua como membro da coordenação do programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (www.ppgcasa.ufam.edu.br) (2019-2021). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades ribeirinhas, agricultura familiar, manejo de recursos naturais, extrativismo e políticas de gestão ambiental. É secretário executivo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS (2019 -2023).

O Fórum

Integram o Fórum das Águas os seguintes coletivos e entidades: Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES); Movimento Salve o Mindu, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA); Instituto Sumaúma; Escola Municipal Francisca Nunes; Movimento Cultufuturista da Amazônia; Levante Popular da Juventude; Engajamundo; Rede um grito pela vida; Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus; Comunidade Eclesial de Base (CEBs) regional Norte 1; Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM); Amigos Sementes da Natureza do Puraquequara; Parque Municipal Nascente do Mindu; Pastoral da Criança da Arquidiocese de Manaus; Equipe Itinerante; Movimento de Mulheres Negras da Floresta – Dandara; Fórum Permanente das Mulheres de Manaus.

Histórico

O Fórum das Águas tem como princípio ser espaço público, amplo e democrático, aberto ao debate de idéias e experiências, articulador de ações eficazes junto aos movimentos da sociedade civil, lideranças comunitárias, educadores ambientais e demais entidades com a proposta de incidir na construção de políticas sobre a água na cidade de Manaus.

SERVIÇO

O QUÊ: Live: “Covid-19: a pandemia e seus padrões de difusão e progressão no Amazonas”, com o coordenador do projeto Atlas ODS Amazonas.
QUANDO: Quinta-feira, 28 de maio de 2020
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Facebook do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (@SaresSJ) e do Fórum das Águas (@forumadasaguasam)

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera