Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Força Nacional é acionada para combater desmatamento

Medida visa evitar queimadas ilegais e desflorestamento, após ano trágico para a área de floresta no estado. Em parceria com o Ibama, ação está prevista para ocorrer até o final do ano, mas pode ser prorrogada.

A Força Nacional de Segurança Pública trabalhará até o fim do ano no combate ao desmatamento na Amazônia no estado do Pará, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Ibama). A medida foi autorizada através de uma portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, publicada nesta segunda-feira (10/02).

A atuação dos policiais da Força Nacional deverá ocorrer em locais onde forem identificados alertas de desmatamento através do sistema Prodes de monitoramento por satélite, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o texto da portaria, essas ações incorrerão em “atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

A presença da Força Nacional ainda poderá ser prorrogada, caso seja solicitado pelo Ibama, que deverá fornecer a infraestrutura necessária à atuação dos policiais no Pará, estado que possui a segunda maior área de Floresta Amazônica do país e que foi um dos mais afetados pelas queimadas em 2019.

O Ministério Público Federal (MPF) investiga se a Polícia Militar paraense deixou de fornecer o apoio necessário aos agentes de fiscalização, o que teria resultado na diminuição do controle sobre a queima ilegal das áreas de floresta.

Portal: Terra

você pode gostar também