Festival enaltece o sauim-de-coleira em comunidade da reserva do Tupé

Gerida pela Prefeitura de Manaus, a comunidade Julião, uma das seis que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, localizada na margem direita do rio Tarumã-Mirim, irá realizar nos dias 23, 24 e 25/8, o II Festival do Sauim-de-Coleira.

O evento tem por finalidade chamar a atenção para a importância da conservação da espécie, que é símbolo da cidade de Manaus e vem sendo objeto de diversas ações visando a conservação do primata e a sensibilização da população. O festival também marca o aniversário de 14 anos de criação da RDS, comemorado no dia 25/8.

O sauim-de-coleira ou sauim-de-manaus, como também é conhecido, é símbolo ecológico e dá nome a uma trilha de roteiro turístico na comunidade Julião. O local também é conhecido por abrigar diversos grupos do primata, objetos de monitoramento feito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O festival é uma iniciativa da Associação dos Produtores Rurais do Julião e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

“É importante apoiarmos essa iniciativa da comunidade Julião para mostrar que estamos em sintonia no que se refere às ações de fomento à conservação da espécie. Ano passado, o prefeito Arthur Virgílio Neto criou a APA Sauim de Manaus, visando a manutenção de corredor na área urbana para o fluxo do primata, e este ano escolhemos a identidade visual da mascote sauim-de-manaus que terá sua imagem difundida na cidade, como forma de popularizar o animal”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

De acordo com o diretor de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, serão três dias com diversas atividades de cunhos socioeducativo e ambiental. Serão realizadas palestras sobre consumo consciente, apresentações folclóricas na escola municipal Canaã II, distribuição de mudas de castanheiras, corrida em alusão ao combate à violência doméstica, torneio de pênaltis, atividades práticas na trilha do sauim-de-coleira, oficina de artes, jogos lúdicos e treinamento para professores.

O evento conta com a parceria do Associação Amazonense do Ministério Público do Estado, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Ufam, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Eletrobras Amazonas Energia e To Goal Sport Venture.

A comunidade Julião fica situada na margem direita do rio Tarumã-Mirim e o acesso é por meio de lanchas que saem da marina do Davi, na Ponta Negra. A Trilha do Sauim, que integra o Roteiro Tukorin, leva dois dias para ser percorrida e vai do Julião até a Colônia Central, outra comunidade da reserva. Durante a trilha, os grupos de sauins-de-coleira são facilmente avistados.

APA Sauim-de-Manaus

Em junho do ano passado, durante as comemorações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Arthur Virgílio Neto decretou a criação de Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus, dedicada a estabelecer um corredor ecológico para a preservação do sauim-de-coleira.

A APA é formada por um mosaico de áreas protegidas que incluem o Parque Municipal do Mindu, o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Adolpho Ducke, tendo como delimitação os igarapés do Geladinho e Goiabinha, e suas respectivas margens (Áreas de Preservação Permanente), além de áreas verdes de loteamentos habitacionais como Cidade Nova, Loteamento Nascentes das Águas Claras, Parque das Garças, Renato Souza Pinto I e II, Ribeiro Júnior, Vila da Barra, Galileia, Nova Cidade, Vila Real, Riacho Doce II e III, Francisca Mendes I e II e Jardim Canarana.

 

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera