Fabricação de vassouras sustentáveis é apresentada como alternativa econômica a extrativistas de fibras na 42ª Expoagro

O terceiro e último dia de transmissão da 42ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) que, neste ano, está acontecendo de forma totalmente digital por meio do site www.expoagro.am.gov.br e pelo canal 2.5, da TV Encontro das Águas, vai apresentar nesta quarta-feira (30), a produção de vassouras sustentáveis. A iniciativa é fruto de parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), do Governo do Estado, juntamente com a Fábrica Amazon Limpa, localizada na rua Jacaré, nº 44-A, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.

Sustentável e econômica, a fabricação das vassouras é realizada por meio de material de fibras de piaçava e cipó titica, oriundas da retirada de extrativistas que atuam nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Novo Airão e outras localidades das calhas dos rios Purus, Juruá e Amazonas.

De acordo com Jardel Luzeiro, chefe do Departamento de Negócios da ADS, através da produção da máquina que tem baixo custo de adesão e de uso, por não fazer uso de energia elétrica, os extrativistas podem garantir uma renda de qualidade com a produção e venda das vassouras.

“Os extrativistas garantem apenas 2% em cima das fibras comercializadas. Já com uma máquina desta e por meio da fabricação, eles podem produzir de cinco a seis vassouras por quilo de fibra, vendendo cada vassoura por até R$ 5,80 e garantindo uma renda alternativa para suas famílias”, explicou o gerente.

A máquina que produz as vassouras sustentáveis foi criada pelo empresário Mário Jonas Taumaturgo, proprietário da fábrica Amazon Limpa no ano de 2014.

Foto: Divulgação/ADS

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera