Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Exército inicia operação para combater crimes ambientais na Amazônia

O Exército Brasileiro (EB) iniciou nesta segunda-feira, 26, a Operação Verde Brasil, com o objetivo de combater crimes ambientais, com ênfase nos focos de calor e incêndio nas regiões que abrange os estados: Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.

As ações em conjunto com a Polícia Federal, Ibama e Força Nacional se estendem até o dia 24 do próximo mês nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos referidos estados.

Na área de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia (CMA), os principais focos de incêndio se concentram no Estado de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas, conforme informações repassadas pelo Ministério da Defesa e pelas demais Agências Governamentais.

Para maior eficácia nas operações da área mencionada, o CMA informou por meio de sua assessoria, que foram criadas duas Forças Tarefas (FT), uma voltada para os Estados de Rondônia e Acre, sob o comando do Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e outra voltada para os focos no Estado do Amazonas, sob o comando do Comandante do 2° Grupamento de Engenharia, ambas FT apoiadas por meios da Força Aérea Brasileira (FAB).

Base do Exército montada em reserva de Porto Velho. Foto: EB/Divulgação

Em nota, o CMA ressalta que ao longo deste ano, “tem participado, de forma integrada com outros órgãos, de operações de combate a crimes ambientais na faixa de fronteira, com destaque para ações contra o desmatamento ilegal; e fora da faixa de fronteira, também participa do combate aos crimes supracitados, prestando apoio logístico aos órgãos federais e estaduais responsáveis pelo tema ambiental”.

O CMA finaliza a nota, reiterando que “o Exército Brasileiro, como historicamente tem feito, cumprirá sua missão, ao lado da Marinha e Força Aérea, além das Agências Governamentais, no enfrentamento de mais um desafio na Região Amazônica, área de maior prioridade para garantia da soberania do país”.

você pode gostar também